06 Junho, 2017 15:36

Hospital Infantil amplia assistência especializada

Investimentos em qualificação e otimização dos processos de trabalho são feitos

Júnior Leal
(Júnior Leal)

O Hospital Infantil Lucídio Portella, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, nos últimos dois anos apresentou avanços significativos no que diz respeito à prestação de serviços à população. Com ampliações e implantação de melhorias, o público infantil recebe mais assistência especializada do Estado.

Serão implantados mais 11 leitos na Unidade Terapia Intensiva (UTI), totalizando 20 leitos para tratamento em alta complexidade pediátrica no Hospital Infantil. “Isso tem um impacto significativo para todos nós do Estado, que teremos à disposição mais leitos de UTI que possam garantir assistência adequada às crianças, mais que dobrando sua capacidade de atendimento”, comemora Vinícius Nascimento, diretor geral do Hospital Infantil.  O início das obras está previsto para ainda este mês de junho.

O Hospital implantou o Núcleo de Segurança do Paciente, contribuindo para a qualificação do cuidado em saúde, e oferecendo uma assistência infantil mais segura. Também foram tomadas diversas providências em relação à adequação sanitária, com a instituição de normatizações na parte da nutrição e lavanderia. Ademais, por meio de investimentos da Secretaria de Estado da Saúde, haverá adequações na estruturação do ambulatório, tornando um ambiente mais salubre para as crianças e acompanhantes.

O número de consultas, procedimentos ambulatoriais e cirurgias aumentou consideravelmente, elevando o faturamento do hospital em 46%. “Isso significa que nós conseguimos contornar, com presteza, a realização de pequenos ajustes no Hospital o que aumentou o número de atendimentos à população”, disse o diretor.  

Além disso, O Hospital Infantil começou a ser assessorado por equipe de excelência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que estimula a mudança e a melhoria dos processos de trabalho, trazendo qualificação e reciclagem de conhecimento aos colaboradores do Hospital Infantil.

Implantação de Programas

“Enquanto o Doutor não vem” é um dos programas implantados pelo Hospital, a iniciativa é voltada a crianças que estão em atendimento ambulatorial, com o objetivo de otimizar o tempo de espera, por meio de ações informativas e interativas. “Com a finalidade de proporcionar ações de entretenimento e de informação em saúde, possibilitando uma melhor acolhida desses usuários e a ampliação de trocas de saberes sobre saúde e qualidade de vida”, completou o diretor Vínicius Nascimento.

O Hospital Infantil também aderiu à implantação da Campanha de  Sensibilização à Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador, "Ser PHINO é ter Saúde", realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador  (CEREST), mais uma fomentação à higiene e cuidados com os pacientes.

 

 

Autoria: Por: Denise Nascimento
Tags: