Secretário da Saúde participa de abertura de especialização para preceptores no SUS
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS, em parceria com o Instituto Instituto Sírio Libanês.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, participou, nesta quarta-feira (15), da solenidade de abertura do Curso de Especialização em Preceptores no SUS, no auditório do Hospital Universitário da UFPI. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Sírio Libanês.
O objetivo do curso é contribuir com a formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. O público-alvo são preceptores do ensino em saúde das instituições públicas municipais, estaduais e federais de Teresina. Ao reorientar a modelagem da atenção à saúde para sistemas integrados, a articulação da promoção, preservação e recuperação da saúde, a valorização é na saúde das pessoas e não na produção de atendimentos.
A formação de profissionais de saúde nos cenários do SUS coloca essas diferentes modelagens e suas fundamentações em reflexão. A vivência em sistemas integrados proporciona para estudantes e profissionais a identificação de necessidades de saúde das pessoas e cidades.
De acordo com Florentino Neto, com a ampliação de especialidades, a UFPI está ajudando a aumentar o atendimento de alta complexidade nos hospitais