21 Março, 2018 11:14

Mutirão realizado em Uruçuí encaminha 40 crianças para cirurgias

Elas devem passar pelo procedimento em Floriano a partir de abril.

Ascom Sesapi
As crianças passarão por diversos procedimentos, de pequeno e médio porte (Ascom Sesapi)

Das 170 crianças atendidas, no sábado (18), no Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí, mais de 40 serão submetidas a uma intervenção cirúrgica pelo Mutirão de Cirurgias Pediátricas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). As crianças serão encaminhadas para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e devem passar pelo procedimento a partir de abril.

De acordo com a diretora-geral do Hospital Dirceu Arcoverde, Nazaré da Silva, “o hospital teve uma grande mobilização durante todo o dia de sábado. Vieram pacientes não só de Uruçuí, mas dos municípios circunvizinhos, que passaram por consultas por cirurgiões pediátricos, que foram especialmente para o hospital para atender nossos pacientes”.

As crianças passarão por diversos procedimentos, de pequeno e médio porte, como hérnia, fimose e exérese. Essas cirurgias representam em torno de 60 a 70% da demanda por cirurgias pediátricas, que serão feitas obedecendo ao calendário do Hospital de Floriano. 

O Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para reduzir, de forma significativa e ágil, a fila por procedimentos cirúrgicos.  

Nesta etapa, a meta é atender, em dois meses, mais de mil crianças, entre 0 a 15 anos de idade, com realização de consultas e cirurgias, em diversos tipos de procedimentos, de média e alta complexidade.

Autoria: Graciene Nazareno
Tags: