06 Março, 2017 12:07

Mestrado em Saúde da Mulher oportuniza qualificação no interior

O Secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, participou nesta segunda-feira (6) da aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Piauí (UFPI). São 40 vagas que oportunizam a capacitação em nível de mestrado para profissionais de Teresina, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.

“É uma importante ação que, agora de forma descentralizada, aumenta o potencial da pós-graduação em nível de mestrado para profissionais da saúde, que qualifica a formação, acarretando no engrandecimento significativo na melhoria da assistência no atendimento à população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

A aula inaugural intitulada “Mestrado Profissional – Estado da Arte e Desafios” foi ministrada pela professora Drª Lydia Masako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e coordenadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). “No Piauí, foi um dos mestrados profissionais que teve um dos maiores avanços do Brasil. Vemos o comprometimento de todos os envolvidos em possibilitar a realização desse mestrado. É uma semente que estamos plantando. Temos orgulho de apoiar esse projeto, o que é um presente logo na semana da mulher”, comentou a professora.

A aula ocorreu pela manhã no auditório do Hospital Universitário, na capital, para os alunos egressos de Teresina e Parnaíba. Logo mais às 19h, no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, acontece a aula dos aprovados de Bom Jesus e São Raimundo Nonato.

São 15 mestrandos em Teresina, 10 em Bom Jesus, 10 em Parnaíba e cinco em São Raimundo Nonato, as vagas foram disputadas por 220 inscritos em todo o Estado. Nayara Soares é enfermeira obstetra da Maternidade Dona Evangelina Rosa e agora aluna do mestrado em Saúde da Mulher “estou com boas perspectivas e espero poder contribuir para a melhora da saúde no Estado”, comentou a mestranda.

Autoria: Denise Nascimento
Tags: