29 Agosto, 2019 13:18

Municípios piauienses recebem novos veículos para transporte de pacientes

As cidades de Marcolândia, Joaquim Pires, Prata do Piauí, Inhuma, Canavieira e Jurema foram as beneficiadas.

Paulo Barros
(Paulo Barros)

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou, na manhã desta quinta-feira (29), solenidade de entrega de cinco vans para transporte de pacientes que realizam tratamentos de saúde em outros municípios. Os veículos foram adquiridos através de emenda da ex-senadora e atual vice-governadora do Piauí, Regina Sousa. A cerimônia aconteceu no Palácio de Karnak com a presença de gestores do estado e prefeitos dos municípios contemplados. 

Os novos veículos serão utilizados na estratégia do Programa Saúde da Família nos municípios de Marcolândia, Joaquim Pires, Prata do Piauí, Inhuma, Canavieira e Jurema. As vans são dos modelos Master Furgão e Grand Furgão L242 e foram compradas com investimento inicial de R$ 1.140.000,00. A emenda total destinada pela então senadora Regina Sousa para a aquisição de 15 veículos foi da ordem de R$ 2.850.000,00. 

As vans contam com sete lugares, com acessibilidade para cadeirante, ar condicionado, TV e kit multimídia. Elas vão proporcionar mais conforto para os usuários, reforçando também a frota das secretarias municipais de saúde das cidades. “Estamos entregando uma parte dos veículos para que os prefeitos possam começar a utilizar esse benefício. É um transporte que vai ajudar a fazer locomoção de pacientes de uma maneira cômoda, inclusive todos adaptados para cadeirantes”, disse a vice-governadora Regina Sousa. 

Segundo o prefeito de Prata do Piauí, Willhelm Barbosa Lima, os veículos chegaram em uma boa hora para a cidade. “Com certeza, vai melhorar muito o transporte de passageiros. Vamos também poder atender as pessoas com deficiência. Além da nossa população, atendemos regiões vizinhas das cidades de Alto Longá, Beneditinos, São Miguel do Tapuio e São Félix do Piauí”, assegurou o prefeito. 

“Estamos dando continuidade a uma série de entregas que fazemos desde o ano passado. Esses veículos foram garantidos por emenda da ex-senadora Regina Sousa, nossa atual vice-governadora, e outros serão entregues nos próximos dias. Estamos aumentando o número de municípios contemplados, aproximando o cidadão dos serviços de saúde aos profissionais das localidades, principalmente da zona rural”, comemorou o secretário de Saúde, Florentino Neto. 

O prefeito de Joaquim Pires, Genival Bezerra também celebrou a entrega dos veículos. “O município de Joaquim Pires só tem a agradecer essa ação, estão todos de parabéns. É um transporte que vai servir muito para nossa população, que vai integrar nossa frota para somar nesse deslocamento de pacientes entre Parnaíba e Teresina. Estamos felizes ainda com a recuperação da Unidade Mista de Saúde de Joaquim Pires que deve ser concluída até o final do ano”, disse o gestor. 

Autoria: Aline Medeiros e Lorenna Costa

Tags: