23 Fevereiro, 2018 12:13

Saúde reforça agenda de repasses do cofinanciamento aos municípios

Somente esta semana, foram repassados mais de R$ 8 milhões.

James Almeida
Secretário Florentino Neto dialoga com gestores municipais (James Almeida)

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reforçou, em reunião com prefeitos, nesta sexta-feira (23), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), sobre a agenda de repasse do cofinanciamento da Atenção Primária e dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) geridos pelos municípios. Somente esta semana, foram repassados mais de R$ 8 milhões, referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2018. A partir de março, será atualizado o que está em atraso.

Florentino Neto explica que o atraso foi gerado no governo anterior, em 2014. “Esse momento é de extrema importância para dialogarmos com os prefeitos, nós propusemos uma alternativa para a solução desse atraso e devemos pagar o mês de competência, a partir de março até dezembro, junto com uma parcela de um mês de atraso. Dessa forma, regularizaremos todo o passivo em atraso”, explica o gestor.

O presidente da APPM, Gil Carlos Modesto, prefeito de São João do Piauí, avaliou a reunião como satisfatória. “Estamos saindo otimistas. O secretário Florentino Neto garantiu a regularidade nos repasses. Nós, prefeitos, reconhecemos as dificuldades financeiras que todos estamos passando, mas foi importante porque também saímos daqui entendendo melhor esse fluxo financeiro da Saúde para com nossos gestores”, afirma Gil Carlos.

Autoria: Albano Amorim e Denise Nascimento
Tags: