06 Dezembro, 2017 10:22

Piauí vai implantar casa da gestante, bebê e puérpera privada de liberdade

Unidade será destinada a mulheres que cumprem medida judicial dentro sistema prisional.

Denise Nascimento
Secretários assinam termo de compromisso para implantação do espaço (Denise Nascimento)

Um termo de compromisso assinado entre a Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (SeadPrev) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) permitiu que um prédio fosse cedido para a implantação de mais um espaço especializado de saúde no Piauí: a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera Privada de Liberdade. 

O serviço a ser implantado é uma proposição do governador Wellington Dias e da ministra Carmem Lúcia para garantir a assistência à saúde de mulheres que cumprem medida judicial dentro do sistema prisional.

As gestantes encarceradas que estiverem no último trimestre de gestação vão receber acompanhamento de equipe miltidisciplinar, um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a da Justiça (Sejus). " A casa é de risco habitual e com o apoio de médicos ginecologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes penitenciários do sexo feminino. Vamos oferecer condições dignas para essa fase gestacional delicada", disse Florentino Neto.

Na ocasião, o secretário assinou termo de cooperação onde a Secretaria da Saúde se compromete em disponibilizar o medicamento necessário para o atendimento de pessoas privadas de liberdade.

A expectativa é que a Casa da Gestante, do Bebê e Puérpera Privada de Liberdade esteja de portas abertas no primeiro semestre de 2018. 

Autoria: Eugênia Reis
Tags: