04 Outubro, 2016 8:35

Programa Amigos do Peito diagnosticou 37 casos suspeitos de câncer de mama

Allana Sousa
Cada carreta tem capacidade para realizar 40 procedimentos de mamografia por dia (Allana Sousa)

No mês alusivo à conscientização e prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresenta os resultados do programa Amigos do Peito, que em pouco mais de um ano de atuação, atendeu cerca de seis mil mulheres e um homem, em 70 municípios. Os números mostram que o programa está no caminho certo: foram 37 exames com achados diagnósticos suspeitos, o que representa menos de 0,5% dos exames realizados. Essas mulheres foram encaminhadas para a rede de assistência credenciada.

Implantado para fazer o rastreamento e prevenção do câncer de mama, priorizando aquelas localidades onde havia vazio assistencial, o Amigos do Peito descentralizou o serviço, levando para as localidades mais longínquas, a garantia do exame de mamografia e havendo imagem sugestiva, o acesso ao tratamento, como explica o governador Wellington Dias, durante lançamento do Outubro Rosa, no início da noite dessa segunda-feira (3), no Palácio de Karnak.

“Dos seis mil exames, 37 tiveram diagnósticos sugestivos e as mulheres foram encaminhadas para completar o diagnóstico, e a partir daí o tratamento. Em meio a isso, chamo atenção, um homem em São João do Piauí, que também fez o exame. Com esse exemplo, tomei a decisão de agendar, neste mês de outubro, para eu fazer o exame, e assim poder chamar a atenção dos homens, até porque não se trata de um risco apenas para as mulheres”, anunciou o governador.

Wellington mostrou ainda que, dos 67.943 exames realizados pela rede credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no período de agosto de 2015 a julho de 2016, em torno de 10% deles foram realizados pelo Amigos do Peito. “Esses dados mostram que o programa está cumprindo sua função de garantir o acesso aos exames, de forma itinerante, para as mulheres naqueles municípios onde há vazio assistencial”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

O roteiro das carretas passou por vários municípios e localidades, seja na cidade, ou na zona rural. Neste Outubro Rosa, o secretário anuncia que as duas carretas, equipadas cada uma com dois mamógrafos, continuarão na corrida pela prevenção, rastreamento e monitoramento do câncer de mama. “Além de continuar a facilitar o acesso aos exames em municípios onde não há oferta do serviço, nosso próximo roteiro é retornar naqueles municípios onde já estivemos, para podermos continuar o monitoramentos daquelas mulheres que já realizaram os exames”, anuncia Francisco Costa.

Ao colocar as duas carretas percorrendo o estado, a secretaria garantiu a expansão do acesso aos exames. Das 32 unidades credenciadas pelo SUS que realizam mamografia, doze estão localizadas no interior, três são no formato móvel, sendo duas geridas pelo Estado, e as demais localizadas em Teresina, sendo uma unidade no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

O rastreamento do câncer de mama também é feito nos hospitais regionais, no formato fixo. Para isso, a secretaria estruturou a rede hospitalar para que o exame seja feito no próprio hospital, com descentralização permanente, como no Hospital Regional de Campo Maior; Tibério Nunes, em Floriano; João Pacheco Cavalcante, em Corrente; Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. O próximo a implantar o serviço é o de Bom Jesus, Manoel de Sousa Santos.

Dados de câncer de mama

No Piauí, 524 mulheres estão em tratamento de câncer de mama no estado, sendo 39% são residentes em Teresina, 13% de outros municípios e 8% de outros estados. O que representa que 91,79% dos casos são de mulheres residentes no Piauí.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que o estado tenha 580 novos casos de câncer de mama em 2016, sendo que 230 serão de residentes em Teresina.

Rede de assistência

Ainda em 2016, o Estado ampliou a rede de assistência ao tratamento de câncer, pelo SUS. O Hospital Universitário, em Teresina, e uma unidade da rede privada credenciada, em Parnaíba, ofertam tratamento oncológico, como o câncer de mama. As duas unidades têm capacidade de atender, mensalmente, cada uma, 500 consultas especializadas de oncologia, 640 exames de ultrassonografia, 660 endoscopia, 240 colonoscopia e 200 exames de anatomias patológicas. A projeção de atendimento anual é de 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia.

“Nada disso tira a dureza do tratamento, mas o que a gente deseja é descobrir precocemente, para que tenhamos as condições de tratamento adequado. A gente lamenta e sofre ao perceber vidas que se perdem, porque não fez o tratamento no tempo adequado, na fase inicial”, afirmou o governador, ressaltando “que estamos falando de vida. O Karnak iluminado durante este mês é um gesto simbólico, para divulgar e despertar mais pessoas”.

Ações

Além de continuar as ações de prevenção e monitoramento do câncer de mama, por meio das duas carretas do programa Amigos do Peito, em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde mobiliza universidades, conselhos de classe, órgãos não governamentais para ações de promoção e prevenção do câncer de mama. Palestras para os profissionais de saúde, atividades de conscientização junto às mulheres serão desenvolvidos no mês de outubro.

Autoria: Graciene Nazareno
Tags: