07 Dezembro, 2017 12:38

Reestruturação aponta avanços nos serviços oferecidos nos hospitais da rede estadual de saúde

De acordo com relatório apresentado, a Maternidade Dona Evangelina Rosa teve uma melhora de 81,82,%.

Elis pegado
Reunião com a equipe de técnicos dos hospitais (Elis pegado)

A parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz aponta avanços já adquiridos durante o processo de reestruturação dos hospitais públicos. Nessa quarta-feira (06), o hospital apresentou relatório conclusivo da consultoria de avaliação sobre o processo de reestruturação realizado desde abril de 2016 nos Hospitais Infantil Lucídio Portella, Maternidade Dona Evangelina Rosa e Hospital da Polícia Militar.

Os resultados finais foram feitos com base na devolutiva de uma avaliação final feita por meio de um formulário que foi aplicado nos três hospitais que estavam envolvidos no processo de reestruturação dos hospitais públicos. Os dados foram apresentados durante reunião entre diretores, coordenadores e técnicos das instituições.

De acordo com relatório apresentado, a Maternidade Dona Evangelina Rosa teve uma melhora de 81,82,%. A coordenadora no Núcleo de Segurança do Paciente da maternidade, a enfermeira Virginia Lopes Cavalcante, reconhece os méritos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e pontua a integridade do hospital e os avanços já realizados por meio da parceria. “Esta parceria tem se mostrado fundamental para o processo reorganizacional da maternidade, particularmente no que se refere à qualidade da assistência prestada a mãe e bebê”, comenta a profissional.

Renaldo Fernandes, técnico do Ministério da Saúde, reconhece os avanços no processo de reestruturação. “No encerramento vimos os indicadores do projeto e percebemos a evolução com essa parceria de um pouco mais de um ano de projeto, e realizamos um comparativo desde o início até agora. Percebemos uma grande evolução no processo, em principal na segurança do paciente, que foi o foco do processo, os números mostram uma evolução, e agora o desafio lançado para as equipes é continuar essa evolução com a melhoria dos processos, na área de segurança do paciente, mesmo sem uma assessoria especializada, como a do Hospital Alemão em São Paulo”, conclui Fernandes.

O projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos é uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). É formado por uma equipe multiprofissional que realiza visitas mensais às instituições e atualmente atua em 18 hospitais do Norte e Nordeste.

Segundo o relatório apresentado pela equipe do HAOC, avanços foram observados desde o início do trabalho, que vem sendo realizado desde abril de 2016, quando foram iniciadas as atividades do projeto; como diagnóstico situacional, avaliação da cultura de segurança e a elaboração junto à instituição de planos de melhorias a serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazo.

O médico Telmo Mesquita agradece o comprometimento das equipes e os representantes parceiros. “Agradeço ao Ministério da Saúde e ao Hospital Oswaldo Cruz por ter nos ajudado com esses excelentes profissionais, que veio ajudar e orientar sobre a reestruturação dos nossos hospitais, sobre todos os aspectos, e não só do ponto de vista de segurança do paciente, mas também na qualificação dos profissionais. Com a vinda deles, conseguimos mostrar que temos condições de fazer um bom serviço”, explica Telmo.

Ele conta ainda que o governador Wellington Dias vem se empenhando para reestruturar os hospitais. “Estamos avançando na construção da nova maternidade e logo iremos tentar a construção do Hospital Infantil. O Hospital da Polícia Militar também está fazendo um bom trabalho. A vinda desses profissionais nos abriu um legue de melhorias na qualificação dos nossos profissionais. Quero aproveitar e parabenizar todas as equipes”, conclui o médico.

A apresentação do relatório teve a participação de representantes administrativos dos hospitais envolvidos, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado, além de representante do Ministério da Saúde, e ocorreu no Centro Administrativo.

Autoria: Elis Pegado
Tags: