25 Junho, 2019 12:44

Equipe da Saúde e da MDER definem equipamentos da nova maternidade de Teresina

Objetivo é chegar a um número real da necessidade dos equipamentos de alta complexidade para a nova unidade.

Pedro Falcão
(Pedro Falcão)

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se, nesta terça-feira (25), com equipe da Maternidade Dona Evangelina Rosa para definir o quantitativo real dos equipamentos de alta complexidade que serão necessários para a Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-infantil de Teresina, a nova maternidade, que está em construção na avenida Presidente Kennedy, local onde funcionou o antigo clube Tigrão, zona leste de Teresina. Participaram da reunião, o diretor-geral da MDER, Francisco Macedo, e equipe técnica da unidade de saúde.

De acordo com Francisco Macedo, a intenção do secretário é fazer várias reuniões para chegar a um número real da necessidade dos equipamentos de alta complexidade para a nova unidade. “A nova maternidade era um sonho e hoje está virando uma realidade. A população vai receber uma maternidade nova em todos os sentidos”, explica o diretor.

Para Florentino Neto, "vamos chegar a um projeto final de engenharia clínica para apresentar à bancada federal. O nosso objetivo é pleitear recursos no Orçamento Geral da União”.

Os serviços obedecem ao calendário, com a estruturação do terreno, limpeza e terraplenagem e, de acordo com o cronograma, a execução do projeto está no ritmo esperado. A previsão de conclusão da obra é para 2021, orçada em, aproximadamente, R$ 84 milhões, recursos de emenda dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portella, e ainda do Tesouro Estadual.

O local vai atender em uma estrutura hospitalar mais moderna, com o dobro da capacidade na assistência intensiva. Somente em UTI adulta serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê.

Autoria: Ascom Seduc
Tags: