14 Novembro, 2017 16:05

Secretaria de Saúde faz acompanhamento permanente do SAMVVIS no Piauí

Floriano e Picos recebem o acompanhamento esta semana.

O Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS) está presente em diversos municípios do Piauí. Para garantir a oferta do Serviço, que a Secretaria de Estado da Saúde faz acompanhamento constante do Serviço, como ocorre esta semana no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

O SAMVVIS oferece o atendimento qualificado a vítimas deste tipo de violência, independente do gênero e idade, na qual recebem todas as profilaxias de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, contracepção de emergência e atendimento médico biopsicossocial. O serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana.  A paciente é acolhida por equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

Esse acompanhamento foi feito nesta terça (14), em Floriano. O Serviço para o município e região funciona no Hospital Regional Tibério Nunes.  Ainda nesta semana, dia 17, a equipe estará em Picos, lá o SAMVVIS funciona no Hospital Regional Justino Luz.

“Fazemos esse monitoramento de toda a rede de atenção às vítimas de violência sexual para verificar o correto funcionamento e dar apoio técnico aos SAMVVIS nos hospitais, além de capacitar e também divulgar o serviço”, comenta Andréa Nunes, assistente social da Coordenação de Saúde da Mulher. 

A equipe reúne-se com toda a rede de atenção às mulheres vítimas de violência sexual do município e território, envolvendo hospitais, CRAS, Creas, CAPS, Educação, conselhos de mulheres, movimentos sociais, conselho tutelar, e Segurança para realizar palestras sobre a temática.

 O monitoramento visa avaliar no contexto da rede de atenção a qualidade do atendimento, verificar se o fluxo do atendimento está adequado para a demanda, identificar as dificuldades e discutir no contexto da rede as estratégias de resolução.

 

Rede de atendimento do SAMVVIS

Atualmente, o SAMVVIS possui locais de atendimento em:

Teresina – Maternidade Dona Evangelina Rosa (atendimento exclusivo para mulheres)

Picos – Hospital Regional Justino Luz

Floriano – Hospital Regional Tibério Nunes

Bom Jesus – Hospital Regional Manoel de Sousa Santos

São Raimundo Nonato – Hospital Regional Senador Cândido Ferrar

Corrente – Hospital Regional João Pacheco Cavalcante

Parnaíba – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde

Campo Maior – Hospital Regional de Campo Maior

Autoria: Denise Nascimento
Tags: