26 Setembro, 2017 9:52

Estado investe no atendimento à pessoa com deficiência na Planície Litorânea

O governo trabalha para uma saúde mais inclusiva.

Denise Nascimento
Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência em Parnaíba (Denise Nascimento)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem trabalhando para proporcionar aos cidadãos uma saúde mais inclusiva, desenvolvendo ações para os que necessitam de alguma assistência diferenciada. Com esse objetivo, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, participou, nesse fim de semana, do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Todos Pela Inclusão, realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) em Parnaíba. 

“Estamos aqui para discutirmos a inclusão da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde tem realizado diversas ações na região norte do nosso estado”, explica Florentino Neto, ressaltando que, neste mês de setembro, o Programa Passo à Frente atendeu, em Parnaíba, pessoas de todas as regiões do território da Planície Litorânea. 

A previsão é que ainda este ano mais de mil equipamentos sejam entregues à população, entre cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e congênito, além de fabricação de órteses e próteses. 

Além disso, o secretário da Saúde acompanhou de perto as obras do CER IV. O serviço especializado é uma das primeiras unidades no estado que oferta assistência nas quatro modalidades de reabilitação. A unidade terá capacidade de atendimento de, no mínimo, 700 usuários por mês, nas quatro reabilitações, com a realização de diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território.

Policlínica de Parnaíba

Outra ação que proporciona ainda mais acessibilidade para os parnaibanos e cidadãos da região é o acordo de cooperação técnica firmado com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba, que permitirá a construção da Policlínica de Parnaíba. Nela,  será instalado o consultório odontológico que permitirá o atendimento dentário a pessoas com deficiência na região, nos mesmos moldes já existentes do serviço ofertado no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Teresina. 

Em um primeiro momento, a policlínica atenderá a população da Planície Litorânea nas especialidades em endocrinologia, cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia e oncologia, além do serviço de odontologia para deficientes. A previsão é que, até outubro, as primeiras consultas já sejam realizadas.

Florentino explica que a implantação da policlínica integra um conjunto de ações para o atendimento especializado, como plano de descentralização de serviços em alta complexidade. “A policlínica vai servir para o atendimento à população, ao usuário do SUS, em várias especialidades médicas, e servirá também como campo de estágio para o curso de medicina da UFPI”, acrescenta o gestor.

O secretário ressalta a importância da abertura da policlínica, reforçando o município de Parnaíba como polo de saúde e “a integração cada vez maior dos nossos serviços de saúde na cidade de Parnaíba, integrando os serviços da futura policlínica, com os serviços prestados do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, e a UFPI, por meio do curso de Medicina e outros cursos da área da saúde”. Atualmente, o curso de Medicina tem 160 estudantes no campi de Parnaíba.

Autoria: Denise Nascimento
Tags: