02 Junho, 2017 10:36

Telemedicina será expandida para hospitais do interior

Após resultados positivos no Hospital de Floriano, a medida será adotada em outras unidades.

Júnior Leal
Florentino acompanha uso da telemedicina no Hospital Tibério Nunes (Júnior Leal)

A experiência exitosa com o uso da telemedicina na assistência aos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, será levada para outros hospitais estaduais. Esse foi o anúncio feito pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ao visitar, nessa quinta-feira (1º), o hospital. Na oportunidade, foram discutidos os avanços das equipes médicas do Piauí com as do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

“Discutimos a necessidade de levar essa experiência para outros hospitais do Piauí, para outras UTIs. Saio daqui com a convicção de implantarmos a telemedicina em mais regiões do estado. Com essa troca de experiência, com integração dos nossos profissionais que estão aqui, com os profissionais que estão em São Paulo, vamos poder cada vez mais atender melhor os nossos pacientes”, afirmou Florentino.

A adoção da telemedicina, em pouco mais de 60 dias de implantação, mostrou maior rotatividade de pacientes e redução da mortalidade. Esses resultados foram possíveis com a integração entre as equipes, que diariamente, em corridas de leitos, dialogam sobre cada paciente, observando a evolução, como explica Paulo Bonfim, técnico da Secretaria da Saúde. “Por meio de videoconferência e um suporte de internet, os médicos plantonistas do Tibério Nunes, com os médicos do Einstein, discutem procedimentos, diagnósticos e prescrições, o que resulta em indicadores positivos, como maior rotatividade de leitos e redução da mortalidade”, explica o profissional.

Além da visita ao hospital e definição de expandir o serviço de telemedicina, o secretário, acompanhado do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; do diretor-geral do Instituto de Águas, Francisco Costa; e do presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim, conferiu a execução das obras do Centro de Parto Normal (CPN) e Casa da Gestante e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Autoria: Graciene Nazareno
Tags: