28 Abril, 2018 8:35

Curso Internacional sobre Aquicultura encerra neste sábado

Vantagem do biofloco é produzir mais, em área menor e com redução do uso da água

A secretária Patrícia Vasconcelos representou o governador Wellington Dias durante a abertura do I Curso Internacional de Aquicultura Superintensivo com a Tecnologia de Bioflocos. A solenidade foi realizada nesta sexta (7), no auditório da obra Kolping.

O palestrante,  Dr em aquicultura, Jesus Malpartida Pasco, disse que a grande vantagem do biofloco é produzir mais, em uma área menor, com redução do uso da água: “O bioflloco nada mais é que um aglomerado orgânico formada por bactérias, algas e pequenos animais microscópios, que  servem de alimentos para os peixes e camarões que produzimos” .O Consultor acrescenta que a técnica não é simples mas se o produtor  investir no conhecimento, dominar a aplicação do sistema e  contratar assessoria especializada, certamente vai obter êxito

 A secretaria do Desenvolvimento Rural frisou que o Piauí tem interesse na utilização de bioflocos na criação intensiva da tilápia e do camarão, e que esta atividade dará continuidade as prioridades do planejamento elaborado em 2018. “O Piauí tem grande interesse e tem provocado  discussões intensas e participação na câmara setorial para que a tecnologia possa ser ampliada no estado. Aqui ainda existem poucas pessoas que utilizam o sistema de bioflocos e estão localizadas no território da planície litorânea , mas existe também um grande interesse dos produtores e piscicultores  para introduzir no manejo esta nova tecnologia que, comprovadamente, está tendo um aumento considerável na produção e economia no uso da água” concluiu Patrícia.

O diretor de aquicultura e pesca da SDR, Luciano Sousa, e equipe continuam a participar da atividade neste sábado (28) juntamente com outros técnicos e produtores de diversas localidades do estado que se inscreveram no curso realizado pela FUNPAPI ( Fundação do meio ambiente e ecoturismo do Piauí) com apoio da SDR.

 

Autoria: Edna Maciel
Tags: