16 Março, 2017 6:40

Estado apresenta ações de apoio à produção rural no Congresso das Cidades

Ascom SDR
Secretário apresenta ações e programas da SDr no Congresso das Cidades (Ascom SDR )

O diretor do Crédito Fundiário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Adalberto Pereira, realizou, nessa quarta-feira (15), palestra, em workshop no Congresso das Cidades, apresentando os principais programas e projetos do órgão. No mesmo evento, ao final do dia, o secretário Francisco Limma apresentou palestra com os principais resultados, estratégias e ações da SDR para os prefeitos e secretários presentes, além de apresentar os principais programas realizados pela secretaria, como Progere II, Programa Viva o Semiárido, Garantia Safra, Sementes e Mudas, Crédito Fundiário, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Piscicultura.

A palestra, segundo o diretor, buscou primordialmente apresentar as principais linhas de ações da SDR, como essas funcionam, e como os municípios podem ter acesso para incrementar a produção e melhorar a vida da população do interior do Piauí. “É essencial apresentar essas informações para fornecer os caminhos e oportunidades aos municípios. As informações aqui repassadas foram destinadas, principalmente, aos novos prefeitos e aos secretários municipais de Agricultura que buscam garantir maior produção e qualidade de vida para os agricultores”, ressaltou Adalberto Pereira.

Congresso das Cidades( Foto: Ascom SDR)

Santa Rosa do Piauí, Arraial, Oeiras, Ipiranga do Piauí, Canavieira, Lagoa do Piauí, Passagem Franca, Simplício Mendes, Juazeiro do Piauí, São Felix do Piauí foram alguns dos diversos municípios que estiveram no evento, representados por secretários de Agricultura e por secretárias de Assistência Social.

Durante o encontro, foi apresentando um caso de sucesso do Assentamento Chapada do Fio, localizado na região de Oeiras, por João de Deus, que é representante do Conselho Fiscal do assentamento. Foi explicado que a comunidade possui 18 famílias assentadas, com total de 52 pessoas. A formalização da terra ocorreu por meio do Crédito Fundiário em 2005, e conta hoje com produção agrícola de feijão, milho verde, macaxeira, abóbora, batata irrigada, melancia e caju, além de avicultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura e suinocultura. “Hoje, o assentamento participa de programas como o Crédito Fundiário, que possibilitou a aquisição das terras, participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vendendo os produtos, e, assim, garantindo mais renda”, destacou João de Deus.

Congresso das Cidades( Foto: Ascom SDR)

O Viva o Semiárido, programa que conta com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), também foi apresentado pelos técnicos da SDR. A iniciativa atende 89 municípios, beneficiando 22 mil famílias, buscando fomentar a produção agrícola do estado e que facilitem a convivência desses produtores com o Semiárido. O programa busca também formação técnica, qualificação profissional dos jovens rurais. O projeto é voltado para grupos organizados da agricultura familiar. 

Durante o workshop, foi apresentando um caso de sucesso sobre o programa que foi o da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do município de Betânia do Piauí (Ascobetânia), que teve apoio direto do programa Viva o Semiárido com mais de 1 milhão e 358 mil reais destinado a equipamentos agrícolas e assistência técnica.

Autoria: Diego Barlo
Tags: