17 Fevereiro, 2017 12:44

SDR firma parceria com Sistema de Cooperativas

O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, o diretor do Diretoria de Combate à Pobreza Rural, Francisco das Chagas Ribeiro e o coordenador da Aquicultura e Pesca da SDR, Luciano Souza, participaram, nesta quarta-feira(14), de uma reunião com representantes do Sistema OCB/Sescoop-PI (Organização das Cooperativas brasileiras no Piauí e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí).

Participaram do encontro, representantes de cooperativas de vários setores agropecuário, de crédito e transporte, assim como o diretor de Empreendedorismo da Secretaria estadual de Trabalho e Empreendedorismo (Setre-PI), Laércio Maia.

Na ocasião, a equipe da SDR apresentou o projeto Qualifica Piauí e os presentes discutiram sobre temas relacionados ao desenvolvimento do estado e o apoio ao cooperativismo piauiense.

O presidente o Sistema OCB/ Sescoop, Leonardo Eulálio, disse que a reunião surgiu da necessidade de aproximação do sistema cooperativista com orgãos que possam contribuir para levar a cultura do cooperativismo para todo o estado. "É muito importante estarmos mais próximos do poder público no intuito de conseguirmos trazer para o sistema cooperativista mais recursos, tecnologia e aprendizado", enfatizou.

 

Reunião com representantes do Sistema OCB/Sescoop-PI ( Foto: Ascom SDR)

O secretário falou da importância do envolvimento da Uespi, IFPI, Universidade Federal do Piauí, de outras Instituições e do Sistema de Cooperativas, na qualificação de técnicos e produtores para atuar nas 12 cadeias produtivas identificadas nos Territórios como a cajucultura, a ovinocaprinocultura e a fruticultura. “Vamos contar com a experiência em organização da OCB e em capacitação do Sescoop-PI, para estimular o trabalho de mobilização e sensibilização de produtores para se unirem em cooperativas”, afirmou o gestor.

Limma destacou a necessidade mais urgente de firmar a parceria, em termos de organização, das cadeias da fruticultura e da piscicultura. Sobre esta última, afirmou que o motivo principal é a implantação do Complexo de Apoio à Piscicultura no Estado, cujo projeto inclui um espaço com um frigorífico, uma fábrica de ração e área para a produção de alevinos. “Por isso, estamos discutindo com as Instituições e universidades a estratégia de capacitação de técnicos afim de fortalecer as principais cadeias produtivas do nosso estado. Precisamos atender à demanda, cada vez mais crescente, por alimentos e, com aumento da produção, vamos contribuir para impulsionar a comercialização, agregar valor e ultrapassar as fronteiras”, ressaltou.

 

Ao final do encontro, ficou acertado entre a SDR e os representantes do Sistema OCB/Sescoop/PI, a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para a Implementação do projeto Qualifica Piauí e do Projeto para o desenvolvimento da piscicultura no estado.

Autoria: Edna Maciel
Tags: