04 Dezembro, 2017 8:22

Wellington recebe comitiva de Moçambique em intercâmbio do Fida

Técnicos africanos buscam parcerias e mecanismos de convivência com o Semiárido praticadas no Piauí.

Francisco Leal
Governador recebe comitiva de Moçambique (Francisco Leal)

O governador Wellington Dias recebeu, neste domingo (04), a comitiva do 1ª Intercâmbio da Cooperação Sul-Sul em Agricultura Familiar. Em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), autoridades e técnicos de Moçambique percorrerão, em seis dias, mais de 1.300 quilômetros no Semiárido piauiense, onde trocarão experiências com produtores que convivem com as condições climáticas da região.

Atualmente, o Fida investe no Piauí cerca de U$ 16 milhões. Desse volume, o equivalente a R$ 40 milhões possue aditivo de igual valor já em fase de negociação. Com incentivos previstos para os próximos sete anos, as ações do Viva Semiárido fomentam metodologias estratégicas e de negócios para comunidades rurais e suas entidades associativas ligadas a igrejas, sindicatos ou microempresas.

Wellington comemorou o intercâmbio e destacou as possibilidades de parcerias com o país africano. “Nesse trabalho (com o Fida), Moçambique tem prioridades parecidas com as nossas, na área relacionada à mandioca, na produção de carne vermelha a partir da criação de gado, caprinos, ovinos e em hortas. Estamos aprendendo também com a experiência de Moçambique, e é claro naquilo que despertar interesse queremos celebrar a cooperação, contribuir também nessa região do mundo”, pontuou Dias.

Para o diretor provincial de Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique, Ernesto Paulino, o intercâmbio no Piauí trará grandes aprendizados. “Queremos procurar saber como os agricultores conseguem ter boa produtividade em zonas com pouca precipitação, temos algumas áreas similares ao Semiárido piauiense em Moçambique. O Brasil também tem uma parte de conhecimento nessa área de produção de cultivo nos sistemas semiáridos. Achamos que teremos um processo de grande valia nesse intercâmbio com o Brasil”, explicou.

Lições do Piauí

Desenvolvido na localidade de Moreira, município de Dom Inocêncio, o projeto local, com o apoio do Fida, beneficiou a produção de batatas, maracujá, milho e melancia. Às margens da barragem do Jenipapo, produtores da região também ganharam com o aprimoramento da piscicultura. Em Queimada Nova, o apoio do projeto Viva Semiárido auxiliou na melhoria do manejo alimentar e sanitário na criação de caprinos, gerando benefícios no rebanho e reduzindo a mortalidade da criação.

“Nós vamos mostrar as experiências acumuladas no programa Viva Semiárido na área de mel, de caju, de ovinocaprinocultura, incluindo tanto a produção como o beneficiamento e a questão da gestão. São dois projetos financiados pelo Fida no Piauí e em Moçambique, que têm cadeias produtivas semelhantes, como na área da horticultura, na área da cajucultura e também na área de produção de carnes. Eu acredito que a gente tenha muito em comum e tenha muito a trocar com nossos irmãos de Moçambique”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma.

Na abertura também foi apresentado um projeto de desenvolvimento de cadeias produtivas, também financiado pelo Fida, nos corredores agrícolas de Maputo e Limpopo, no Sul de Moçambique.

Comitê de gênero

Na abertura do intercâmbio também foi assinado decreto do Governo do Estado que institui o Comitê de Gênero dos projetos do Viva Semiárido.

O decreto pontua algumas metas que serão priorizadas de forma planejada e organizada, algumas delas apontadas pelas mulheres do Semiárido. Em Moçambique, uma das ações voltadas para este sentido foi a criação de mecanismos legais que garantem o direito à posse da terra, historicamente privilégio dos homens.

“Assinamos aqui a criação de um comitê que trabalha com uma dedicação mais especial e específica relacionada à política para as mulheres. Ou seja, nós temos uma coordenadoria relacionada às mulheres e dentro desse programa Viva Semiárido, que trabalhe o empoderamento das mulheres, de geração de emprego de qualificação”, adiantou o governador.

Autoria: Valmir Macêdo

Tags: