13 Setembro, 2017 10:54

Empreendedores de Picos têm acesso a microcrédito

A meta é ampliar a operação para atender 20 municípios da macrorregião do município.

Agentes da Movera no Espaço da Cidadania em Picos
(Agentes da Movera no Espaço da Cidadania em Picos)

Instalada há uma semana no Espaço da Cidadania em Picos, a Movera - empresa que atua no mercado de micro finanças que faz parte do conglomerado do Banco do Brasil - já liberou créditos para 100 empreendedores, entre os quais, feirantes e cabeleireiros. O crédito gira em torno de R$ 600 a R$ 5.000 para que os interessados ampliem os negócios conforme a necessidade do investimento, verificada antes pelos agentes da Movera. A meta é ampliar a operação para atender 20 municípios da macrorregião de Picos.

Para ajudar os pequenos empreendedores piauienses a driblar a crise pela qual passa o país, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev), firmou parceria com o Banco do Brasil e a empresa Movera, em 2016. O serviço começou a funcionar no Espaço da Cidadania de Teresina, sendo expandido para cinco municípios próximos: Altos, José de Freitas, Demerval Lobão, União e Campo Maior.

Segundo o superintendente comercial da Movera, Gilson Belém, até agora foram beneficiados mais de cinco mil empreendedores, principalmente açougueiros e vendedores ambulantes.

"O empreendedor ou futuro empreendedor busca informações no Espaço da Cidadania e depois o processo é todo feito na casa dele. O agente faz a entrevista com o cliente, identifica a real necessidade de crédito que precisa, formaliza a parceria por meio de assinatura do empreendedor e já fica estabelecido o valor do pagamento das prestações do crédito concedido pela Movera", explica Gilson Belém, ao acrescentar que o carnê com boletos é enviado para a residência dos clientes que escolhem o local de pagamento, como casas lotéricas, por exemplo.

Já para sacar o dinheiro disponibilizado pela Movera, o empreendedor recebe um SMS pelo celular e, em seguida, se encaminha ao terminal do Banco do Brasil para realizar a transação financeira.

"Todas as pessoas que recorrerem a esse tipo de empréstimo vão receber o assessoramento necessário para que o pequeno negócio prospere”, destacou o secretário Franzé Silva, entusiasta e um dos idealizadores da parceria com a Movera. Segundo ele, a operação de microcrédito, considerado importante instrumento de inclusão financeira pelo Banco Central (BC), continuará sendo ampliada no Piauí.

Movera

A Movera é uma empresa inovadora na oferta de Microcrédito Produtivo Orientado. O objetivo é ouvir o desejo do cliente, entender o negócio, seu potencial de crescimento, oferecer o microcrédito e a orientação financeira. É destinado a empreendedores informais, microempreendedores individuais e pequenas empresas. Açougueiros, salões de beleza, costureiras, borracheiros, padarias, ambulantes e sacoleiras são algumas das atividades que podem ser beneficiadas com a Movera.

A empresa pode ser usada também por servidores públicos estaduais que estão querendo virar empreendedores ou quem já está na atividade há mais de seis meses. Com o Microcrédito Produtivo Orientado, os beneficiários podem comprar mercadorias ou matérias-primas, investir em equipamentos ou fazer melhorias nas instalações.

Autoria: Elinor Campos
Tags: