09 Março, 2018 12:21

Governo lança projeto pioneiro no país voltado para mães servidoras

O objetivo é realizar uma ação no intuito de minimizar a ansiedade, desconfortos e dar maior segurança aos futuros país.

Jarbas Santana
Lançamento do programa Mamãe Servidora (Jarbas Santana)

A Secretaria de Estado da Administração, por meio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), lançou, nessa quinta-feira (8), o programa que contempla as mulheres grávidas do serviço público estadual, o Mamãe Servidora, que vai atender as mães no período gestacional e no puerpério. O objetivo geral será realizar uma ação no intuito de minimizar a ansiedade, desconfortos e dar maior segurança aos futuros país.

O puerpério é o período em que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação. Durante o programa, serão abordados temas como aspectos psicológicos na gestação, depressão pós-parto, retorno à vida laboral, amamentação, teste da orelhinha e da linguinha, nutrição na gestação e puerpério, prevenção do quadro álgico, calendário vacinal e rotinas da vida de um recém-nascido.

“Neste período da vida da mulher, ocorrem mudanças físicas e psicológicas, necessárias para o desenvolvimento do bebê e geram uma série de dúvidas sobre o que ainda está por vir e podem resultar em desconfortos, quadros dolorosos e limitações das atividades de vida diária. Nesse sentido, o Ciaspi trabalha com uma equipe multiprofissional que vai orientar às mamães servidoras durante essa fase”, explica a integrante do Núcleo de Gestão de Cuidados do Ciaspi, Cinara Amorim.

As servidoras interessadas em participar do programa poderão fazer a inscrição na Escola de Governo (Egepi), localizada na Secretaria da Administração ou na sede do Ciaspi, que fica na rua Coelho de Resende, Centro-Sul, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h30.

O Ciaspi realizará também mais três programas voltados para o servidor. O programa Sorriso Aberto que aborda a promoção da Saúde Mental no contexto do trabalho aos profissionais das forças de Segurança Pública Estadual; O Programa de Conservação Vocal para os professores, que atenderá todos os docentes da rede estadual de ensino, por meio de ações práticas e teóricas, promovendo conhecimentos básicos voltados para os cuidados e manutenção de uma voz saudável, capacitando os profissionais à correta utilização do aparelho fonador, assim como a eliminação de hábitos prejudiciais; o quarto programa desenvolvido pelo Ciaspi é o Pilates para o Servidor, que tem como objetivo realizar exercícios de pilates solo, os quais buscam equilíbrio entre o corpo e a mente, proporcionando fortalecimento e tonificação do corpo, melhorando a circulação sanguínea.

Autoria: Ranilza Pires
Tags: