24 Abril, 2017 16:36

Programa para elevar escolaridade atrai servidores

Programa tem como objetivo dar oportunidade de estudo para servidores públicos

Divulgação
Programa de educação (Divulgação)

Gestores, coordenadores, professores e servidores matriculados no Programa de Elevação Escolar estiveram reunidos no Hemopi nesta segunda (24), para apresentar os resultados do programa. Desenvolvido pela Secretaria Estado da Educação (Seduc), em parceria com Secretaria de Administração e Previdência do Estado (SeadPrev), o programa tem como objetivo dar oportunidade de estudo para servidores públicos que estavam há muito tempo afastados das salas de aula.

De acordo com coordenador do programa, Eldisson Jacobina, o objetivo do encontro, além de divulgar os bons resultados, é mobilizar os órgãos para que mais servidores se matriculem no programa.

"Tudo depende, de certa forma, da educação e o que o Governo do Estado tem feito é priorizá-la, para seja concretizada e as pessoas conquistem seus espaços. Um servidor qualificado melhora o atendimento prestado à população e ele pode também melhorar financeiramente, porque pode mudar de nível. É importante que programas como esse tenham mais visibilidade e é isso que estamos fazendo aqui hoje", destaca.

Uma das particularidades do Elevação é que as aulas ocorrem no próprio ambiente de trabalho, facilitando a conciliação entre os horários de estudo e expediente. "Temos mais de 200 alunos matriculados. Ofertamos Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) para servidores de todas as idades, que estavam há muito tempo fora da escola e estavam esperando só uma oportunidade como essa para voltar à sala de aula", explicou.

Durante o encontro, alunos e ex-alunos deram depoimentos de como o Elevação da Escolaridade mudou suas vidas. "Em 2015, quando comecei a trabalhar no Hemopi, eu não tinha concluído o Ensino Médio. Sempre tive muita vontade de voltar a estudar, mas o trabalho e a falta de tempo sempre foram obstáculos. Foi, então, que meus colegas disseram que aqui no Hemopi tinha esse programa de elevação da escolaridade e que as aulas aconteciam aqui. Me matriculei, terminei o Ensino Médio e agora estou cursando administração. Hoje me sinto mais capaz, feliz e vitorioso", contou o servidor público, Raimundo Lopes, de 47 anos.

Além do Hemopi, os encontros serão realizados no Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Hospital Natan Portela, Hospital Infantil, Hospital Areolino de Abreu e Hospital Getúlio Vargas.

Autoria: Talita Tajra
Tags: