28 Julho, 2019 16:38

Participação de piscicultores no Festival do Peixe supera expectativas

No encerramento das palestras, foram sorteados equipamentos e uma canoa

Ascom Seaf
Piscicultores no encerramento do ciclo de palestras no Festival do Peixe (Ascom Seaf)

No segundo dia do Festival do Peixe em Esperantina, os piscicultores participaram de ciclo de palestras realizadas com apoio da Secretaria da Agricultura Familiarv(Seaf), Prefeitura Municipal de Esperantina e Sebrae.

Os temas das palestras realizadas no sábado (27) trataram sobre abate, transporte e comercialização, cadastro ambiental rural (CAR), a importância no licenciamento ambiental para a piscicultura, espécie Pangasius, a importância da produção no reordenamento do estado e sanidade em animais aquáticos e inspeção zoosanitária para o trânsito inter e intraestadual de animais, produtos e subprodutos de origem animal.

O coordenador de fomento à piscicultura da Seaf, Luciano Brito, avalia que a participação dos piscicultores superou as expectativas: “Os temas foram muito elogiados e este foi um dia muito proveitoso, esperamos sempre uma maior participação e para tal precisamos conquistá-los/as com informações e inovações. Este ano, ao invés do prêmio 'balança de ouro', optamos por sorteio de equipamentos utilizados na piscicultura, e o retorno foi muito positivo”, disse.

Foram sorteados 5 tanques redes (3 para um ganhador e 2 para outro), um tanque com capacidade de 10 mil litros, um soprador radial, 1 aerador chafariz de 1,0 CV , 1 rede de arrasto de 30 metros para alevinos, 1 rede de arrasto de 40 metros para peixes maiores e uma canoa galvanizada de 4 metros.

Brito ressaltou que hoje a piscicultura do Piauí é considerada destaque na produção, pois é a 3ª maior do Nordeste e ocupa o 14° lugar no país: “Agora precisamos agregar e adequar nosso peixe ao mercado, que ficou mais exigente; discutir com órgãos públicos as novas necessidades e investir em cortes padronizados para que possamos atingir outros mercados, dentro e fora do país”, frisou.

Antônia Leila dos Santos, da comunidade Limoeiro, em Esperantina, foi premiada com 3 tanques redes. A piscicultora acredita que este é o momento da informação, sendo capaz de transformar e abrir novos horizontes, inclusive na piscicultura. “Através dela você pode evoluir, produzir, atingir novos mercados, ampliar parcerias e aproximar mais o poder público dos piscicultores", afirmou. A piscicultora considerou as palestras muito importantes também para as boas práticas e geração de emprego e renda

O Festival do Peixe encerra neste domingo (28), com distribuição de peixes, Caravana da Juventude Ativa e Motocros ( Arena Borges) e apresentação de bandas. Nesta noite, a atração principal no palco montado na arena do peixe é a apresentação do cantor Léo Chaves.

 

 

Autoria: Edna Maciel

Tags: