12 Março, 2017 6:52

Biblioteca conta com novos títulos e espaço aconchegante para leitores

Foram aproximadamente R$ 680 mil aplicados através do Tesouro Estadual por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult)

Francisco Gilásio
Frequentadores da biblioteca Cromwell de Carvalho (Francisco Gilásio)

Depois de reaberta ao público, após reforma, a Biblioteca Cromwell de Carvalho conta hoje com mais acessibilidade e conforto. Recebendo cerca de 100 pessoas por dia, a biblioteca estadual é um dos principais pontos de leitura da capital. O espaço reestruturado inclui salas de leitura, guarda-livros, estação digital, sala de referência, auditório e salas com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais auditivas e visuais. Foram aproximadamente R$ 680 mil aplicados através do Tesouro Estadual por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Com horário de funcionamento de horário de funcionamento de 7h às 19h, a biblioteca possui nas suas instalações sala de estudo, sala de informática com computadores novos e modernos para consultas na internet e datilografia de textos, uma brinquedoteca voltada para o público infantil, vinilteca para aqueles que apreciam a característica sonora do disco de vinil, sala sobre o Piauí, onde ficam depositadas obras dos autores piauienses - espaço excelente para quem quer conhecer a história, geografia e literatura piauienses.

Vivilteca é uma das novidades da Cromwell de Carvalho( Foto: Francisco Gilásio)
A estudante de Direito, Daniela Leite, 21 anos, utiliza o espaço da biblioteca para estudar matérias da faculdade e de concursos. "Já venho aqui há algum tempo e notei a diferença com a reforma. Aqui é mais fácil pra mim, por causa da parada de ônibus que fica bem em frente. Já saio pra aula", disse.

 

Já os estudantes de ensino médio, Andressa, Ana, Carlos e Leonásia, têm ido em grupo estudar depois da aula. "Estamos vindo com frequência aqui depois da aula, estamos no 3° ano, nos preparando para o Enem. Hoje escolhemos física pra estudar e encontramos conteúdo disponível aqui na biblioteca", informou Carlos Eduardo, 16 anos.

Estudante na biblioteca Cromwell de Carvalho( Foto: Francisco Gilásio)
Hoje todas as salas estão climatizadas, como forma de dar conforto aos usuários dos diversos espaços. A climatização também visa proteger o acervo das altas temperaturas e da umidade de nossa cidade. Segundo André Feitosa, Coordenador da Biblioteca, "o acervo encontra-se em processo de organização, por enquanto não estão fazendo empréstimos. Os livros serão lançados em sistema informatizado, processo que deve ser concluído nos próximos meses", informou.

 

Ainda segundo o coordenador, o acervo é composto de aproximadamente 20 mil livros, e sempre recebendo livros novos. Nos últimos quatro meses foram doados cerca de 300 novos títulos. "Possuímos ainda um rico acervo de multimeios, livros em braile, áudio-livros em fitas K7, e uma videoteca com diversos filmes e documentários".

Logo será instalado um café no espaço, mais um atrativo para a biblioteca. "Pretendemos ainda trazer eventos como palestras, cursos e exposições. Tornar um equipamento cultural espaço vivo e importante para a sociedade piauiense", garantiu o coordenador.

A reestruturação da Cromwell de Carvalho faz parte de uma série de obras da Secult no centro da capital. As intervenções vêm promovendo a revitalização dos prédios históricos de Teresina que pertencem ao Governo do estado.

A localização da bibliotecas e sua proximidade com os pontos de ônibus do centro comercial a tornam acessível para leitores e pesquisadores de diferentes idades e níveis sociais. A Biblioteca Pública Estadual está situada no endereço: Rua Coelho Rodrigues, nº 1016, Centro. 

Autoria: Aline Medeiros
Tags: