08 Maio, 2017 10:06

Cientista aborda em bar de Teresina como minimizar os efeitos da fome no mundo

Ação faz parte do Pint of Science, festival científico internacional que, no Piauí, é organizado pela Sedet

“O que a ciência tem feito para matar a fome no mundo?” Este é o tema da palestra que será ministrada pelo estudioso Luiz Carlos Guilherme, no bar Seu Zé, localizado na avenida Nossa Senhora de Fátima, dia 16 de maio, às 19h30, durante o Pint of Science: festival científico internacional que, no Piauí, é organizado pela Superintendência de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet).

De acordo com Francisco Soares, diretor da Unidade de Pesquisa da Sedet e coordenador oficial do evento em Teresina, "o Pint of Science tem como objetivo proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público. O evento ratifica a ideia que um local regado a cerveja, petiscos e descontração também tem espaço para dialogar sobre os avanços científicos. A iniciativa é gratuita e a pessoa só vai custear o que consumir no local do debate".

A palestra do dia 16 vai falar sobre um dos grandes desafios do mundo científico que é produzir alimentos com qualidade, porém explorando cada vez menos os recursos ambientais. "A sustentabilidade deve ser uma importante aliada neste processo de levar alimentos nutricionalmente ricos para locais carentes, onde a problemática da falta de alimentação saudável é a principal causa da desnutrição. A fome causa fragilização da saúde e até a morte em muitos países, portanto, essa situação merece uma atenção redobrada do público em geral", destaca o estudioso Luiz Carlos Guilherme.

Dentre as tecnologias pesquisadas sobre a desnutrição, Luiz Carlos vai apresentar o Projeto Sisteminha, que foca na psicultura familiar associada à criação de outros animais, plantio de hortas e pomares domésticos, um exemplo de consorciação de culturas. “Vamos fazer um panorama da fome individual, a situação histórica, além disso fazer um panorama de mudanças de paradigmas sobre a falta de alimentação constatada em diversas localidades. A ideia é que o público compreenda como utilizar os insumos disponíveis para avançarmos na minimização dos efeitos da fome no mundo”, destaca o pesquisador.

O estudioso Luiz Carlos Guilherme é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFV), mestrado em Zootecnia (UFV) e doutorado em Genética e Bioquímica (UFU). Ele tem experiência na área de Genética, com ênfase ao melhoramento genético de peixes por meio de técnicas de Manipulação Cromossômica e Citogenética.

O Pint of Science é uma organização sem fins lucrativos que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio, simultaneamente, em 22 cidades do Brasil. Em Teresina, será realizado em dois locais: Fazendaria Premium, na Avenida Dom Severino, 1730; e o Seu Zé Bar e Restaurante, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1407, Bairro de Fátima.

Programação

Segunda-feira (15/05)

19h30 às 21h

 

- Seu Zé, Bar e Restaurante

Tema: Aplicações Clínicas da Impressão 3D da Medicina: hoje e manhã!

 

- Fazendaria Premium

Tema: Academia, Ciência e Mercado: por que não?

 

Terça-feira (16/05)

- Seu Zé, Bar e Restaurante

Tema: O que a Ciência tem feito para matar a fome no mundo?

 

- Fazendaria Premium

Tema: Diga meu bem!: a epopeia do camelô a empreendedor.

 

Quarta-feira (17/05)

- Seu Zé, Bar e Restaurante

Tema: Aplicabilidade de biopolímeros com enfoque na área da saúde.

 - Fazendaria Premium

Tema: Impressão 3D e realidade virtual: uma nova era no planejamento cirúrgico.

Autoria: Isabel Monteiro
Tags: