15 Janeiro, 2019 16:34

Educação estadual é tema de reunião com o Instituto Unibanco

Para a organização o Piauí tem sido consistente nas últimas avaliações educacionais.

Uma reunião entre o Governo do Piauí e o Instituto Unibanco realizada nessa segunda (14) tratou de avanços nos índices educacionais do estado para os próximos anos. O instituto é parceiro da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na execução do Programa Jovem do Futuro, que tem como objetivo melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de Ensino Médio.

O governador Wellington Dias avalia a parceria como catalisadora da evolução educacional local. “O Instituto Unibanco é um parceiro no projeto Jovem do Futuro, uma aposta que fazemos na educação como uma das pilastras para colocar o Piauí em alto desenvolvimento. Não só na educação básica como na profissionalização, na condição de uma educação com cada vez mais qualidade. Saímos de um patamar de um dado momento ser a pior posição do Brasil no Ideb e alcançamos a décima sexta posição. A meta é seguir crescendo até 2022”, destacou.

O projeto Jovem do Futuro oferece sistema de gestão de projetos, ambiente virtual de aprendizagem e indicadores, estatísticas e análises integradas. Dentre as metas principais estão a diminuição da evasão escolar e melhor proficiência nos aprendizados de matemática e português. De acordo com a Seduc a ideia é estender cada vez mais o programa para os mais de 3 mil alunos da rede estadual.

O secretário de Educação, Helder jacobina, assinala novos avanços nos indicadores educacionais do estado e futuros reflexos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por meio da Educação. “Nossa perspectiva é que com as nossas novas ações e novos pactos poderemos melhorar ainda mais nossa posição, melhorar o fluxo da evasão escolar e elevar o nível da nossa escolaridade”, pontua.

Desempenho do Piauí

O Ideb é um dos índices educacionais utilizados pelo Instituto Unibanco para aferir o desenvolvimento educacional no Brasil. O índice expressa qual evolução da rede de ensino público em atividades de fluxo dos alunos que estão efetivamente estudando e qual nível de desempenho em disciplinas elementares.

Para o superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henrique, o Piauí tem demonstrado uma consistência de melhora nos últimos períodos. Ele também destaca que o estado  tem melhorado na quantidade de alunos que estão na escola e que o nível de aprendizado desses alunos tem evoluído.

“A perspectiva me parece estratégica para o Piauí, dado que está no trilho correto. Agora é acelerar a velocidade da mudança, incluir mais estudantes e fazer com que eles aprendam ainda mais com mais intensidade que vêm aprendendo até agora. Esse é o maior norte da política educacional, associado a isso temos vários instrumentos, várias modificações corretas que vêm sendo feitas fazendo com que o Ideb cresça cada vez mais”, avalia o superintendente.

Banco de dados

Outra ferramenta gerada pela parceria entre a gestão pública da Educação e o Instituto Unibanco é uma base de dados que pode ser usada de forma estratégica para a gestão escolar estadual. Por meio da ferramenta os gestores podem identificar, por exemplo, escolas com índices de reprovação em massa e a partir de uma avaliação conjunta, traçar mecanismos de correção do problema.

“Essa parceria da Seduc com o Unibanco tem se adensado, tornando mais consistente formando um banco de dados que permite uma análise mais fina dos desafios escola por escola para dar conta de incidências transformadoras que transformem a realidade de cada estudante do Piauí”, afirma Ricardo Henrique.

Autoria: Valmir Macêdo
Tags: