12 Abril, 2017 11:38

Praça é palco para Via Sacra de alunos do Didácio SIlva

Realizada desde 2006, a Paixão de Cristo dos alunos do Didácio reúne escola e comunidade.

Ascom Seduc
Paixão de Cristo do Cemti Didácio Silva (Ascom Seduc)

Nem a chuva que aconteceu na noite nessa terça-feira(11) desanimou os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, que encenaram a Paixão de Cristo na Praça do Mercado do Dirceu II. Mais de 100 alunos atuaram na encenação.

"Esse ano todo o trabalho foi realizado pelos alunos, procuramos trabalhar só com eles para que, assim, haja mais integração entre as turmas. Estamos em um momento de paz, amor e harmonia, precisamos refletir mais sobre o mundo que vivemos e as relações pessoais, e esse é um bom momento para isso", afirma o diretor do Ceti, Alberto Machado.

Realizada desde 2006, a Paixão de Cristo dos alunos do Didácio tem a duração aproximada de 40 minutos. A apresentação que narra a história da vida e morte de Jesus, contou com a presença de pessoas do bairro, de comunidades vizinhas, estudantes, pais e familiares dos estudantes.

Para a mãe de uma das estudantes que acompanhou a Via Sacra, dona Marilene de Sousa, é uma satisfação ver a filha participando do evento. "Esse é um momento histórico e cultural, além dela estar participando, ela também aprende na prática e assim melhora o seu rendimento e até como pessoa", disse a mãe da aluna Brenda de Sousa

Todos os anos, a escolha dos personagens principais é feita pela semelhança, o porte físico e, posteriormente, os demais se encaixam entre os figurantes. Inicialmente, a leitura do texto é feita ainda na escola e depois é realizada a captação do áudio, para seguir então para os ensaios que duraram cerca de 30 dias antes da apresentação.

Vivendo Jesus Cristo pela primeira vez, Illgner Sousa conta que está sendo uma experiência muito boa. "Poder passar a mensagem que Jesus passou de "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei" é bastante importante. Não foi um trabalho fácil, pois nunca tinha participado de uma encenação desse tamanho, mas foi gratificante", conta o estudante.

Já, Virna Fortes, que é um anjo na encenação, conta que é muito bom poder estar em casa na Semana Santa e poder participar do evento. "Nos outros anos eu não participei, sempre viajava, mas esse ano eu resolvi ficar em casa e participar da paixão. Estou amando o elenco, a peça em si, toda a história de Jesus é muito bonita e quando você atua, acaba se envolvendo, se apegando mais àquele momento", afirma a aluna.

O espetáculo contou com a participação de toda a escola e comunidade.

Autoria: Marconni Lima

Tags: