08 Março, 2017 13:19

Programa promove formação educacional e profissional de detentas

Na visão da secretária de Educação, Rejane Dias, o programa dá condições para que as mulheres possam se capacitar

Jorge Henrique Bastos
Solenidade Alusiva ao “Dia Internacional da Mulher” (Jorge Henrique Bastos)

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação e de Justiça do Piauí, lançou, nesta quarta-feira (8), em solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio de Karnak, o Programa Mulheres Mil, que integra um conjunto de ações dentro de políticas públicas e diretrizes de inclusão educacional, social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Programa Mulheres Mil foi instituído pela Portaria nº 1.015?2001, pelo Governo Federal, e tem como objetivo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania, ofertando, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de qualificação profissional.

Inicialmente, o Programa será executado junto às mulheres privadas de liberdade e servidoras da Penitenciária Feminina de Teresina, ofertando qualificação em Microempreendedorismo Individual, Vendedora, Recepcionista, Técnica em Vendas e Técnica em Reabilitação de Dependentes Químicos, contemplando níveis de ensino fundamental completo e incompleto e médio completo e incompleto.

Dentro das atividades em celebração ao Dia da Mulher e de lançamento do Mulheres Mil, uma visita foi realizada à Penitenciária Feminina de Teresina, nesta quarta, para apresentar o programa à unidade. Na visão da secretária de Educação, Rejane Dias, o programa dá condições para que as mulheres possam se capacitar e, no futuro, depois de cumprirem suas penas, montem seu próprio negócio.

A coordenadora de Educação, Cultura e Esporte do Departamento Penitenciário Nacional, Letícia Maranhão, observa que o Programa é um marco, pois traz a participação das secretarias de Educação e de Justiça, que já desenvolvem ações educacionais, para a qualificação dessas mulheres no âmbito do sistema prisional, com acompanhamento da qualidade e efetivação dessa política pública.

O governador Wellington Dias destaca a proatividade do Estado em buscar, além da qualificação profissional de pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário, o incentivo à inserção de egressos do sistema no mercado de trabalho. “Estamos trabalhando, tanto no setor público como no privado, para ofertar vagas de trabalho a essas pessoas, para que elas possam construir uma nova vida”, pontua.

O secretário Daniel Oliveira ressalta o avanço das políticas de ressocialização, através de ações como o Mulheres Mil. “São ações como esta que concretizam a nossa política de ressocialização, através do principal eixo, que é a educação, criando meios para que essas pessoas, através de parcerias com empresas privadas e órgãos públicos, tenham oportunidades de trabalho”, diz.

Autoria: Israell Rêgo
Tags: