06 Março, 2017 12:33

Projeto do curso de Fisioterapia da UESPI promove roda de conversa sobre Autismo

As rodas de conversas promovem uma troca de experiência entre pais, educadores e profissionais de saúde

A próxima edição do clico de rodas de conversas para pessoas com Autismo está marcada para quarta (08), às 14h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Poty Velho, com o tema “Autismo: um caminho para inclusão”. Desta vez, o encontro contará com a mediação da psicóloga Ívina Karen Rodrigues de Araújo, especialista em Psicoterapia Cognitiva Comportamental. O projeto é desenvolvido pelo curso de Fisioterapia da UESPI.

Desde outubro de 2016, a professora, Michelle Torres, em conjunto com mais 5 discentes de Fisioterapia promovem o projeto de rodas de conversas, relacionado ao tema Autismo, através do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU), em parceria com a UBS do Poty Velho e o NUTEC (Núcleo de Terapias Comportamentais) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UESPI.

De acordo com a docente, o projeto tem como foco aproximar a comunidade ao terapeuta, por meio do diálogo aberto. As rodas de conversas promovem uma troca de experiência entre pais, educadores e profissionais de saúde, cujo o objetivo é educar, sensibilizar, despertar valores, compartilhar experiências e otimizar o cuidado com público autista.

“A UBS que realizamos o projeto é um local cujos o índice de crianças autistas é elevado. Nesse encontro, vamos trabalhar a inclusão da criança autista nos espaços de sociabilidade, como a escola, por exemplo”, afirma a professora. Para Michelle, construir o conhecimento coletivo sobre o tema com a comunidade, é um dos pilares do projeto de extensão.

Autoria: Valéria Soares
Tags: