24 Julho, 2019 11:08

Estudantes de Contábeis da Uespi conhecem estrutura da Sefaz

Os alunos foram recebidos na Escola Fazendária com uma programação especial.

Ascom Sefaz
Estudantes conheceram o trabalho da Sefaz com a realização de palestras (Ascom Sefaz)

Estudantes do curso de Contábeis do campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), visitaram, nesta quarta-feira (24), a sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A aula fora da universidade faz parte de um projeto de pesquisa e extensão. O objetivo é mostrar aos alunos, na prática, como funciona a contabilidade pública de um órgão como a Sefaz.

“Eles têm a oportunidade de presenciar a vivência dos profissionais da área e saber como o Estado trabalha, como a Sefaz atua em função da sociedade. Vai dar uma visão diferenciada para esses alunos”, afirma a coordenadora do curso, Simoneli Melo.

Os alunos foram recebidos na Escola Fazendária com uma programação especial de palestras de servidores da Sefaz de várias áreas.

“É uma forma também de eles se interessarem pela área pública e efetivamente conhecer alguns processos. Rapidamente os alunos terão a vivência de como funcionam as contas do governo. Para os alunos e para a Uespi é maravilhosa essa oportunidade de trocar ideias e viver na prática como funciona a gestão pública”, diz a coordenadora.

O projeto é aberto para alunos do 3º ao 7º período de Contabéis da Uespi. Para participar, o estudante precisa apenas demonstrar o interesse por meio de uma inscrição.

“O programa abrange vários blocos do curso desde que os alunos façam a inscrição. É a segunda etapa, vamos também na CGE. É muito gratificante, pois você está dentro de uma sala de aula só com teoria, e quando sai presencia uma realidade que proporciona estabelecer meta: eu posso estar aqui um dia”, destaca Simoneli Melo.

Para Lucídio Bezerra, analista do Tesouro Estadual, a visita coloca os alunos em contato com um possível futuro ramo de atividade. “Eles conhecem a contabilidade do Estado, que seria objeto de trabalho deles no futuro. Os estudantes passam a conhecer também o sistema de arrecadação do Estado, a forma de integração entre Secretaria da Fazenda e contadores para que possam aproximar mais ainda ao seu ramo de atividade futura”, explica Bezerra.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o organograma da Sefaz, além de atividades da Unidade de Programação do Gasto Público, Unidade de Gestão Financeira, Unidade de Gestão da Dívida Pública, Unidade de Controle Contábil e a estrutura e atividades da Superintendência da Receita e da Unidade de Administração Tributária.

Ao final da programação, os alunos visitaram a Superintendência da Receita e a do Tesouro Estadual.

Autoria: Hérlon Moraes
Tags: