05 Abril, 2019 10:38

Sefaz inicia treinamentos para implantar Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

O objetivo é eliminar o uso de papel na secretaria com a implantação do sistema.

Ascom Sefaz
Sistema está sendo apresentado aos servidores da Sefaz (Ascom Sefaz)

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) iniciou o treinamento dos servidores sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O sistema foi instituído pelo decreto nº 18.142/2019 e será o responsável por gerir documentos e processos administrativos do Estado. 

“Orientamos a equipe da Sefaz no sentido de agilizar a implantação do SEI, de forma a eliminar o uso de papel na secretaria”, disse o secretário Rafael Fonteles.

Segundo Antonio Manoel Ribeiro, coordenador de implantação do SEI na Sefaz, a primeira parte do treinamento é feito a distância. "Os servidores já começaram a fazer o treinamento virtual, muitos inclusive já concluíram. A previsão é que, até o fim do mês de abril, todos os servidores da Sefaz já tenham concluído o treinamento", explica Ribeiro.

O próximo passo, segundo o coordenador, é o treinamento presencial. “No treinamento a distância, os servidores só conhecem a ferramenta. No presencial, vamos arregaçar as mangas e criar processos, tramitar em um ambiente de testes que não afeta em nada a administração. Isso deve começar em duas semanas”, adianta Antonio Manoel.

O SEI vai integrar todos os órgãos do Estado para abolir o uso do papel e, com isso, digitalizar todas as demandas, gerando economia e eficiência administrativa. O processo piloto de implantação, além da Sefaz, envolve a ATI, PGE, CGE e Seadprev. "A Seadprev é quem passa as diretrizes em relação à parte de gestão e processual e a ATI comanda a parte técnica", afirma o coordenador.

A ATI, segundo Antonio Manoel, é o primeiro órgão a digitalizar todos os processos. Na Sefaz, o primeiro setor de processos a ser digitalizado é o de justificativa de faltas dos servidores.

“A nossa realidade é bem mais ampla, pois temos mais de 1.500 servidores a serem cadastrados na ferramenta. Os primeiros processos digitalizados serão de justificativa de falta”, afirma Ribeiro.

“Além do treinamento, estamos apresentando o projeto em todos os setores da Sefaz, nessa quinta-feira (04), por exemplo, apresentamos aos servidores do posto fiscal da Tabuleta”, acrescentou o coordenador.

Todos os servidores da Sefaz devem fazer o treinamento a distância, previsto em portaria assinada pelo secretário da Fazenda, Rafael Fonteles.

Autoria: Hérlon Moraes
Tags: