20 Julho, 2017 12:57

Conselheiros recebem certificado de formação sobre participação social

A capacitação resultou de parceria entre as secretarias de Governo e Administração.

Ascom Segov
Entrega dos certificados aos conselheiros que participaram da formação. (Ascom Segov)

Em uma iniciativa inédita, a Superintendência de Relações Sociais, da Secretaria Estadual de Governo (Supres/Segov), entregou dezenas de certificados aos concludentes do I Curso de Capacitação de Conselheiros sobre Participação Social. As aulas, num total de 20 horas, foram ministradas em junho deste ano, em parceria com a Escola de Governo, da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev).

Voltado para servidores públicos e integrantes de movimentos, entidades sociais e sindicais, o curso abordou a construção da política de participação social. Foram discutidas questões relacionadas aos desafios dos movimentos sociais na atual conjuntura, à construção e monitoramento de políticas públicas, ao marco regulatório das organizações da sociedade civil e ao Projeto de Lei de Participação Social.

O secretário de Governo, Merlong Solano, destacou a importância de se fortalecer os conselhos comunitários, formados por representantes de organizações da sociedade civil e governamentais. “São espaços que oportunizam o exercício da democracia participativa, pois captam as demandas sociais e buscam soluções em conjunto”, afirmou Merlong.

A superintendente de Relações Sociais, Núbia Lopes, adiantou que o próximo passo será a realização de um curso para aprofundar o conteúdo sobre o papel do conselheiro. “O Piauí é exemplo para o Brasil porque seguimos adiante no trabalho pela democratização do Estado, construindo e debatendo mecanismos participativos. É o povo atuando junto com o governo para fortalecer as políticas públicas”, pontuou Núbia.

Também participaram da solenidade de entrega dos certificados, nessa quarta-feira (19), a diretora da Escola de Governo, Janaína Mapurunga; o pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual do Piauí, Raimundo Dutra; o secretário de Formação da Central Única dos Trabalhadores no Piauí (CUT-PI), Josivaldo Martins; e a educadora da Escola Nordeste da CUT-PI, Almerinda Alves.

Autoria: Cristal Sá
Tags: