07 Março, 2019 17:56

Secretário de Governo participa do lançamento da Campanha da Fraternidade

O tema deste ano é Fraternidade e Políticas Públicas.

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, representou o governo do estado no lançamento da Campanha da Fraternidade para a imprensa nesta quinta-feira (7). O evento foi realizado na Residência Episcopal com a presença do arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Andrade, gestores e líderes religiosos.

Merlong Solano discursou sobre o tema deste ano: Fraternidade e Políticas Públicas. “O Estado, através das ações do poder público, é chamado a ser um fator de redução das desigualdades sociais. É bem-vindo o esforço da Igreja, que tem tanta capilaridade e respeito, no sentido de jogar luz e de avaliar os efeitos que essas políticas públicas estão tendo”, destacou.

O coordenador da Campanha, padre Leonildo Campelo, afirmou que a iniciativa pretende levar a sociedade a refletir sobre ações dos gestores. “É preciso avaliar se essas políticas públicas estão sendo utilizadas para melhorar a vida da população”, frisou.

O prefeito de Teresina ressaltou a importância da Constituição Federal de 1988 para a garantia dos direitos sociais. “Demos os passos iniciais, mas não chegamos ao fim. Tem muita coisa ainda por ser feita. É preciso saldar os avanços e aprender com os erros”, falou Firmino Filho.

O arcebispo de Teresina apontou o papel da Igreja na luta pelas pautas sociais, apesar da crítica de determinados segmentos. “Para eles, a Igreja deve estar na sacristia, não deve se colocar em campo para somar força na busca por direitos. Deseja a Igreja trancafiada onde se respire incenso, mas não se respire o Evangelho. Somos parte dessa sociedade. A igreja não caminha separada da sociedade”, pontuou. 

No dia 20 de março, a Campanha da Fraternidade será lançada na Assembleia Legislativa e, no dia 27, ocorrerá o lançamento na Câmara Municipal de Teresina.

Autoria: Cristal Sá
Tags: