12 Novembro, 2018 13:04

Parceria com a Embaixada Francesa promove cursos para profissionais da Segurança Pública

Representante da Embaixada esteve nesta manhã em visita de cortesia ao governador

O governador Wellington Dias recebeu, nesta segunda-feira (12), no Palácio de Karnak, o Adido de Polícia Adjunto da Embaixada da França no Brasil, comandante Serge Giordano. Ele está na capital piauiense para participar de uma ação da Polícia Civil, por meio da Delegacia Geral e Acadepol. 

Até o dia 16 de novembro serão realizados cursos de capacitação para Policiais Civis e Policiais Federais do Estado, em parceria com a Embaixada Francesa no Brasil, que está disponibilizando policiais franceses com larga experiência em investigação e combate a crimes. 

Para o governador, essa parceria entre Brasil e França é uma oportunidade de integração maior de conhecimento entre os profissionais da Segurança Pública do Piauí. “Os cursos trarão resultados que poderão ser aplicados para a nossa realidade. Tenho certeza que será um grande ganho para todos”, disse. 

O comandante Serge Giordano veio para acompanhar toda a programação. “É uma grande satisfação poder contribuir para o aprendizado de policiais no Brasil”, declarou. Serge permanece em Teresina até o dia 14 de novembro, onde fará visitas a instituições e gestores piauienses firmando novas parcerias para 2019. 

Desde de 2015, diversos cursos têm sido disponibilizados pela Polícia Civil do Piauí com o intuito de qualificar os policiais tendo em vista uma melhor prestação de serviços à sociedade e defesa da segurança pública, como foi o caso do curso realizado em setembro de 2017 em parceria com a Embaixada Norte Americana, por meio do Departamento de Polícia de Miami.

Cursos

O primeiro curso “Técnicas de monitoramento, campanas e detenção no âmbito da luta contra os entorpecentes” será ministrado pelos instrutores Franck Sohier (comandante de Polícia do Cofad) e Patrick Lasalle (comandante da Polícia Parisiense), entre os dias 12 e 16 de novembro de 2018, no período da manhã e à tarde. 

O segundo curso “Técnicas de investigação sobre a cena de um crime, será realizado entre os dias 19 e 23 de novembro e será ministrado pelo instrutor Charles Antoine André (coordenador de Operações de Criminalística e chefe adjunto de Gendarmeria-França), tendo a mesma duração do primeiro, 40h/a.

Os cursos ocorrerão na Acadepol, sendo que 25 policiais, entre Delegados, Agentes e Peritos da PC-PI e PF-PI, serão capacitados a cada semana, totalizando 50 participantes ao final.
 

Autoria: Aline Medeiros e Lorenna Costa

Tags: