10 Novembro, 2016 13:25

Detentas da Penitenciária Feminina recebem atendimento de estudantes de enfermagem

A ação é fruto de parceria firmada entre a Secretaria de Justiça do Piauí, UFPI e a gerência da Penitenciária Feminina

Ao longo do mês de novembro, estudantes de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vão atuar na Penitenciária Feminina de Teresina realizando atendimentos voltados para a saúde da mulher e prestando orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e planejamento familiar junto às detentas.

Os estudantes são estagiários do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da instituição de ensino, e os atendimentos fazem parte da disciplina Gestação e Saúde Reprodutiva do Programa. A ação é fruto de parceria firmada entre a Secretaria de Justiça do Piauí, UFPI e a gerência da Penitenciária Feminina.

A enfermeira da Penitenciária Feminina, Maria Clara Evangelista, explica que as reeducandas da unidade receberão informações sobre prevenção de DSTs/AIDS, planejamento familiar, consultas pré-natal para as gestantes, acompanhamento de hipertensas e diabéticas, dentre outras orientações.

Os atendimentos acontecem sob orientação da professora Ivanilda Sepúlveda Gomes, com supervisão da enfermeira Maria Clara Evangelista. De acordo com a professora, o objetivo é “dar continuidade, a cada período, com alunos da pós-graduação em Enfermagem, em nível de residência. É uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos estudantes e prestar atenção qualificada a grupos considerados com vulnerabilidade”.

Autoria: Carlos Rocha
Tags: