08 Março, 2018 17:11

Penitenciária Feminina recebe programação social no Dia da Mulher

Acolhimento humanizado facilita a vida em reclusão e é espaço para as internas mostrarem disciplina e capacidade de voltar ao convívio social.

Homenagens, sorteio, desfile, música e teatro envolveram dezenas de reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina que participaram, nesta quinta-feira (8), de programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Um dos pontos fortes da programação foi a apresentação da peça “Feitas Para Amar” que, através do teatro, retratou temas como violência sexual, machismo, relacionamento abusivo e maus-tratos contra as mulheres. Baseada na história de vida das reeducandas, o espetáculo também falou sobre superação e esperança. A montagem tem direção do coordenador de projetos artísticos Valdson Braga e teve estreia no Theatro 4 de Setembro. 

Presente na atividade, o subsecretário de Justiça, Carlos Edilson, felicitou as mulheres que fazem funcionar a penitenciária e garantiu justiça às detentas em processo de ressocialização. “A mesma lei que as colocaram aqui será a mesma lei que vai lhes conceder liberdade no tempo certo”, pontuou o gestor. 

Para a gerente da Penitenciária Feminina, Cristiane Praga, as atividades são importantes para reforçar a relação de respeito dentro da casa e trazer um clima de socialização entre as detentas e as agentes. “Nessas atividades buscamos fazer com que elas (internas) sintam de volta os valores familiares, se sintam mais em casa, desenvolvendo um trabalho de acolhimento”, revelou Cristiane.

Além das internas, as agentes penitenciárias também participaram de sorteio de brindes e entregas de rosas. A atividade envolveu profissionais da assistência social, psicologia e agentes penitenciários. A ocasião também foi marcada pela entrega de equipamento de segurança individual. A Comissão de Direito Penitenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participou da mesa solene da programação.

Autoria: Valmir Macêdo
Tags: