02 Abril, 2019 12:21

Plano do CNJ contará com ações da Secretaria de Justiça

Ação será composta por 18 projetos distribuídos em quatro eixos.

Thanandro Fabrício
Plano do CNJ contará com ações da Secretaria da Justiça (Thanandro Fabrício)

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, receberam, nesta terca-feira (02), no Palácio de Karnak, o juiz Geraldo Lanfredi, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A visita marcou a entrega de um plano executivo do CNJ e da Organização das Nações Unidas (ONU) para o sistema carcerário brasileiro, envolvendo os poderes Executivo e Judiciário.

Para enfrentar o problema da superlotação e da reincidência no crime, o CNJ propõe ao Piauí um plano de ações conjuntas envolvendo o governo, Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB e Conselho de Psicologia. O equilíbrio do sistema piauiense e o diálogo institucional são apontados como fatores para a escolha do Piauí como estado precursor do programa apresentado pelo CNJ. 

“Uma integração dos principais atores do sistema de segurança e justiça. Um plano com metas estabelecidas e com o papel definido de cada órgão envolvido. Saio muito animado porque saímos daqui com um plano não só para combater a superlotação, mas para construirmos um sistema mais humano e mais justo”, apontou o governador. 

O plano será composto por 18 projetos distribuídos em quatro eixos que envolvem soluções para superlotação, ações socioeducativas, ações de cidadania dentro e fora dos presídios e tecnologia integrada. 

Para o secretário da Justiça, a integração entre o poder público é a saída para os desafios da realidade carcerária. "O Estado não só como julgador e encarcerador, mas também incitando políticas públicas", pontuou Daniel Oliveira.

Segundo o juiz, o ministro Dias Tofoli, que coordena as ações, deve visitar o Piauí no início do segundo semestre. “Queremos compartilhar mais qualidade e performance ao sistema prisional e mais segurança à população”, afirmou Lanfredi.

Autoria: Thanandro Fabrício

Tags: