17 Julho, 2019 10:17

Projeto Registrar leva cidadania aos reeducandos do sistema prisional

A ação é desenvolvida pela Secretaria da Justiça, em parceria com a Secretaria da Segurança.

O Projeto Registrar tem o objetivo de resgatar a cidadania do reeducando e dar acesso a serviços básicos como educação, saúde e assistência social, a partir da emissão da carteira de identidade nas unidades prisionais do estado.

Desenvolvido desde 2015 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança (SSP-PI), o projeto Registrar já beneficiou 144 internos em 2019, na Colônia Agrícola Major César, Penitenciária de Oeiras, Penitenciária Mista de Parnaíba, Penitenciária Prof. José Ribamar Leite e na Penitenciária Irmão Guido.

A coordenadora de Serviço Social da Sejus, Suzana Marreiros, conta que a ação facilita o acesso aos mais diversos serviços oferecidos no sistema prisional. 

“Com a emissão da carteira de identidade, o interno pode participar dos cursos profissionalizantes, se inscrever no Enem, no EJA, além dos serviços de saúde e assistência social que são oferecidos nas unidades”, explica Marreiros.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, destaca a importância do projeto para o senso de cidadania nos reeducandos. “O Projeto Registrar é fundamental, pois leva cidadania e gera a inclusão das pessoas privadas de liberdade nos programas sociais”, conclui o gestor.

Autoria: Ascom Sejus
Tags: