20 Agosto, 2019 12:45

Reeducandos de Picos concluem cursos profissionalizantes

Ao todo, 34 detentos concluíram os cursos de Panificação e Conferia e o de Microempreendedor Individual.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, certificou, nesta terça-feira (20), 34 reeducandos da Penitenciária José de Deus de Barros, em Picos. Os internos da unidade penal concluíram os cursos de Panificação e Confeitaria e de Microempreendedor Individual. As ofertas profissionalizantes são fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Desde 2015, mais de 1.200 reeducandos já foram certificados com cursos profissionalizantes no sistema prisional do Piauí. O secretário Carlos Edilson frisa que o incentivo é fundamental para a ressocialização. “Temos o total interesse em sempre proporcionar oportunidades de estudos e cursos profissionalizantes. Afinal, os reeducandos irão aprender novas profissões e maneiras de ganhar a vida quando cumprirem suas penas”, destaca o gestor.

As ofertas de cursos profissionalizantes no sistema prisional se dão por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Programa de Capacitação e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap). Dentre os cursos ofertados estão: Horticultor Orgânico, Panificação e Confeitaria, Auxiliar de Cozinha, Microempreendedor Individual (MEI), Maquiador, Corte e Costura Industrial, Encanador Predial e Mecânica de Refrigeração e Climatização.

Equipamentos para unidades penais

Durante a solenidade realizada em Picos, o secretário Carlos Edilson aproveitou a oportunidade para realizar a entrega de armamentos, munições, espargidores e rádios de comunicação às unidades penais de Picos, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. Na semana passada, as penitenciárias de Campo Maior e da Grande Teresina foram contempladas.

Tags: