28 Junho, 2019 13:43

Representantes do Governo do MS conhecem medidas aplicáveis a pessoas com transtorno mental em conflito com a lei no Piauí

O Piauí é referência nacional no tema.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, participou de uma reunião com representantes do Judiciário e da Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (28). O encontro aconteceu no gabinete do Desembargador Sebastião Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí. O Estado do Piauí é referência nacional pelo serviço desenvolvido com pessoas com transtorno mental em conflito com a lei. 

A comitiva presenciou a apresentação do serviço de avaliação e acompanhamento das medidas terapêuticas aplicáveis às pessoas com transtorno mental em conflito com a lei compartilhada pela coordenadora Agatha Knitter. Além disso, os visitantes conheceram o funcionamento da Unidade de Apoio Prisional (UAP), no município de Altos.

O secretário de Justiça reitera o êxito do Piauí devido às boas parcerias institucionais. “Esse avanço do Piauí deu-se graças à integração institucional entre as secretarias de Justiça e Saúde e o Tribunal de Justiça. Isso reflete uma conquista no tocante às políticas públicas nesse assunto”, comentou Carlos Edilson.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Sebastião Martins, reforça a satisfação em ter recebido a comitiva do Mato Grosso do Sul. “A equipe veio conhecer o sistema prisional do Piauí, sobretudo em relação aos presos com transtorno mental. O Piauí é um exemplo graças a um trabalho conjunto do Tribunal de Justiça, através da Vara de Execução Penal, Secretaria de Justiça e Secretaria de Saúde”, frisou o magistrado. 

A promotora de Justiça e coordenadora adjunta do Grupo de Atuação da Execução Penal, no Mato Grosso do Sul, Renata Goya, conheceu a realidade do Piauí e teve suas expectativas atendidas. “Fiquei muito satisfeita com o que eu encontrei. Com certeza, ver essa união e integração foi muito satisfatório. Ver a realidade, o atendimento à pessoa cumprindo medida de segurança, me causou uma impressão muito boa. Fiquei muito satisfeita com a eficiência do Estado”, ressaltou a promotora Renata Goya. 

Os trabalhos dos representantes do Mato Grosso do Sul aconteceram entre os dias 26 e 28 de junho. Estiveram no Piauí, o desembargador Luiz Gonzaga Marques,  a promotora de Justiça Renata Goya, a coordenadora de Saúde Mental, Ana Guimarães, a enfermeira Marha Goulart, a psicóloga Michelle Scarpin e o defensor público Cahuê Urdiales.

Tags: