Sejus e Defensoria realizam força-tarefa na Penitenciária de Picos
Essa é a oitava unidade prisional do estado beneficiada pelo projeto.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, e o defensor público geral, Erisvaldo Marques, visitaram, nessa quarta-feira (16), a Penitenciária Regional “José de Deus Barros”, em Picos, para acompanhar a Força-Tarefa Defensorial.
Criada em 2015, pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, em parceria com a Sejus, a força-tarefa tem como objetivo analisar a situação dos detentos e dar assistência jurídica em casos como reconhecimento de paternidade, divórcio, pensões alimentícias e outros, a partir de atendimentos presenciais, realizados por uma equipe de defensores públicos.
Segundo Erisvaldo Borges, essa é a oitava unidade prisional do estado beneficiada pelo projeto. “A missão da Defensoria é prestar assistência efetiva às pessoas vulneráveis. Continuaremos nesse caminho para que, cada vez mais, a população carcerária seja amparada e tenha mais qualidade de vida dentro do presídio”, diz o defensor.
O secretário da Justiça ressalta que a assistência jurídica é um direito dos internos. “É um prazer poder contar, mais uma vez, com o forte trabalho da Defensoria, que tanto nos ajuda no sistema prisional. A presença atuante dos defensores dentro das unidades penais gera segurança e promove tranquilidade aos reeducandos”, frisa Carlos Edilson.
O interno Lucas Emanuel de Sousa aproveitou os atendimentos para esclarecer todas as suas dúvidas. “É uma ação muito importante para nós. Tirei minhas dúvidas e, agora, estou sabendo tudo o que eu queria saber. O trabalho está sendo bem feito”, conta o detento.
A força-tarefa na Penitenciária Regional José de Deus Barros ocorre até o dia 18 de outubro.