11 Junho, 2019 12:50

Semana do Meio Ambiente promove oficinas de compostagem e exposições sobre o Rio Poti

O evento é gratuito e segue até o dia 16 de junho.

Divulgação
(Divulgação)

A programação da Semana do Meio Ambiente prosegue, nesta quarta-feira (12), com ações comemorativas que se dividem entre mesas-redondas, apresentação de projetos, passeios ecológicos e oficinas de compostagem. 

A compostagem é um processo natural de degradação dos resíduos orgânicos por meio das alterações físicas, químicas e biológicas feitas pela ação de microrganismos (fungos e bactérias) e pequenos animais (insetos e minhocas).

“Uma das vantagens da compostagem doméstica é a redução dos resíduos destinados aos lixões e aterros; além de evitar que o chorume polua o solo e os lençóis freáticos, melhorando a estrutura e fertilidade dos solos", explica Roberto Soares, tecnólogo em gestão ambiental e responsável pela oficina.

Importante destacar que apenas materiais como verduras, legumes, casca de ovo e borras de café sem açúcar podem ser utilizados para compostagem. ‘É possível fazer uma composteira diretamente na terra, mas para quem mora em apartamento pode se fazer em baldes/tambores”, enfatiza Roberto. 

Para encerrar o dia,  a programação contará com feira de produtos, exposições sobre o Rio Poti e as novas Unidades de Conservação do Piauí, além de uma festival de vídeo ambiental.

Serviço:

8 às 10h

- Mesa-redonda: A Importância Cultural da Floresta Fóssil de Teresina.
- Apresentação do Projeto de Estruturação do Parque Floresta Fóssil - Secretaria Municipal de Planejamento de Teresina).
- Integrantes da Mesa prof. drª. Conceição Lage da UFPI; prof. drº. Juan Carlos Cisneiros da UFPI; Bióloga Renata Quaresma e Danielly Bezerra da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Teresina.
- Passeios Ecológicos
- Oficinas de Compostagem com Roberto Soares, tecnólogo em Gestão Ambiental.

A partir das 18h

- Festival de vídeo Ambiental.
- Abertura da Feira de Produtos Ambientais artesanato
- Exposições: o Majestoso Rio Poti e as Novas Unidades de Conservação do Piauí.
- Arraial Ambiental.

 

Autoria: Maria Carvalho
Tags: