08 Maio, 2019 15:15

Nova secretária Sádia Castro reúne técnicos da Semar e destaca prioridades

Dentre as ações consideradas mais urgentes está a informatização da secretaria

Ascom Semar
Secretária falou das metas a serem cumpridas (Ascom Semar)

A jornalista e professora Sádia Castro realizou na manhã desta quarta-feira (8), sua apresentação à equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A gestora também tem mestrado e doutorado em Educação Ambiental e pós-doutorado em Antropologia Rural, com ênfase em Educação Ambiental.

Castro assime a pasta com o desafio de implantar e desenvolver as diretrizes definidas pelo Governo do Estado relacionados ao Meio Ambiente. A secretária falou de sua formação acadêmica e disse que, como pesquisadora, se coloca à disposição do Piauí para cumprir as metas apresentadas pelo governador Wellington Dias para os próximos anos. 

“Estou na Semar para somar junto com todo o seu corpo técnico. Nosso objetivo é desenvolver ações que possam contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado, mas de forma sustentável. Sou da caatinga, da região de São Raimundo Nonato, e sempre busquei pesquisar e contribuir com o nosso povo, nossas raízes. Portanto, precisamos unir forças e trabalhar em prol do nosso rico Meio Ambiente”, destacou.

A secretária enfatizou ainda que dentre os oito eixos estratégicos estabelecidos durante a reunião com o Governo, um é o de meio ambiente, sustentabilidade e recursos hídricos, que vem ao encontro das ações a serem desenvolvidas pela Semar. “Minha missão junto com a equipe é trabalhar para que aquilo que é de nossa competência seja cumprido. Vamos avançar nas políticas ambientais de nosso Estado”, afirmou.

Entre as ações consideradas mais urgentes pela nova secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, está a informatização da Semar, principalmente no processo de licenciamento ambiental, dando mais celeridade e segurança, como é feito em outras estados do país, diminuindo o uso de papel. Pretende também trabalhar a educação ambiental em todo o Estado com projetos que contemplem as escolas.

“Vamos seguir o que foi estabelecido no plano de governo, como: criar novas Unidades de Conservação; garantir que pelo menos 50% dos recursos gerados a partir de multas e serviços de licenciamento ambiental sejam aplicados em conservação e recuperação do meio ambiente; estabelecer o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado; ampliar o atendimento do Cadastro Ambiental Rural para a agricultura familiar; fortalecer os comitês de bacias hidrográficas; e construção de pequenas barragens e captação sustentável de águas subterrâneas”, finaliza.

Autoria: Ana Célia Aragão e Flávio Figueredo
Tags: