06 Agosto, 2019 10:45

Secretária do Meio Ambiente participa de reunião da Abema em Belo Horizonte

Na ocasião, serão esclarecidas as modificações de participação no Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Ascom Semar
Sádia Castro, secretária de Estado do Meio Ambiente (Ascom Semar)

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, participa, nesta quarta-feira (7), da abertura da 90ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em Belo Horizonte.

Na reunião, serão esclarecidas as metodologias de participação no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), já que a composição da representação passou por modificações. Atualmente, o Conama conta com 23 conselheiros; uma estrutura bem mais enxuta comparada aos 90 membros que representavam o conselho anteriormente. 

Dentre os 23 conselheiros, dez são fixos, representando o governo federal e 13 são rotativos, sendo cinco de estados, cada um de uma região geográfica do país; dois de municípios, dentre as 26 capitais de estados; dois do setor empresarial, dentre as confederações da Indústria, Comércio, Serviços, Agricultura e Transportes; e quatro de entidades da sociedade civil, entre as registradas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas.

“O Piauí foi escolhido, via sorteio, realizado pela Loteria da Caixa, para representar a região  nordeste no mandato 2019/2020. Entre as entidades ambientalistas sorteadas, uma foi a Comissão Ilha Ativa, também do Piauí. O Piauí representará a região nordeste de duas formas, então é super importante esse encontro para alinharmos a nova metodologia de representação do conselho durante esse mandato de um ano”, afirma Sádia Castro. 

Outras questões a serem definidas na 90ª Reunião Ordinária da Abema é sobre a fixação das datas para os encontros nacionais e regionais e a definição das pautas para o biênio 2019/2021, envolvendo as esferas do de Meio Ambiente Urbano; Código Florestal, Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e Mata Atlântica.

Autoria: Maria Carvalho
Tags: