13 Junho, 2019 8:49

Semana do Meio Ambiente promove oficina de análise de água

O evento é gratuito e segue até domingo (16).

Divulgação
A oficina é realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA) (Divulgação)

A Semana do Meio Ambiente prepara para essa quinta-feira (13) uma programação voltada à proteção ambiental que inclui mesa-redonda, oficina de análise de água, vivências ambientais, feira de produtos ambientais, passeios ecológicos e também um festival de vídeos ambientais.

As ações começam a partir das 8h com a mesa-redonda "O Sistema de Proteção ao Meio Ambiente Face à Atual Realidade Brasileira”. Simultaneamente, será realizada a oficina de análise de água, voltada a jovens estudantes dos cursos de Biologia, Gestão Ambiental e outras engenharias.

Para Rubens Luna, gerente do Centro de Educação Ambiental (CEA), esse tipo de ação contribui para o aprendizado dos alunos. Além de capacitar melhor esses jovens profissionais para lidar com o meio ambiente, essas iniciativas buscam conscientizar sobre a importância da própria atuação desses estudantes para a preservação do meio ambiente”, esclarece Luna.

A oficina que tem como objetivo promover a conscientização sobre a preservação dos rios, orientando de maneira técnica sobre a realização do monitoramento das águas, será ministrada por Suzane Carvalho, representante da Fundação SOS Mata Atlântica.

Segundo Suzane, a oficina vai contribuir com a formação ambiental dos participantes que poderão se tornar mais ativo na fiscalização dos rios. “Na parte prática da oficina vamos ensinar como analisar fatores como: turbidez, temperatura, PH, espuma entre outros parâmetros de monitoramento da água e do ambiente. Isso vai ajudar a ver como estão nossos rios”, diz Carvalho.

A oficina é realizada no Centro de Educação Ambiental, localizado na Avenida Raul Lopes, ao lado da Potycabana. Ao longo de todo o dia serão realizadas outras atividades como: passeios ecológicos, exibição de vídeos ambientais e apresentações culturais no CEA.

Semana do Meio Ambiente

Promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), a Semana Nacional do Meio Ambiente busca fomentar a consciência ambiental.

Com programação inteiramente gratuita, que se estende até o dia 16 de junho, o evento conta com atividades como trilhas, passeios ecológicos, oficinas e expedições a serem realizadas no Centro de Educação Ambiental, em Teresina, e em algumas cidades no interior do estado.

Autoria: Moura Alves
Tags: