12 Julho, 2019 12:27

Semar aplica testes físicos para candidatos a brigadistas

Selecionados passarão por curso de formação específico.

Ascom Semar
As etapas da seleção são constituídas de teste físico e na prática (Ascom Semar)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e  Recursos Hídricos (Semar) aplica, nesta sexta-feira (12), testes para 45 candidatos ao curso de formação de brigadistas na cidade de Ribeiro Gonçalves. Os profissionais devem atuar em ações de prevenção e combate a incêndios florestais, além da execução de campanhas de fiscalização ambiental. A ação visa reduzir a incidência de incêndios florestais em municípios do interior do estado.

As etapas da seleção são constituídas de teste físico de resistência e na prática no uso de ferramentas agrícolas. Os aprovados passarão por um curso de formação com duração de 40h, onde deverão, por meio de avaliações prática, com usos de equipamentos e ferramentas empregadas no combate a incêndios e teóricas sobre as várias disciplinas relacionadas à prevenção e ao combate de incêndios florestais. Os testes e o curso são aplicados por instrutores da Semar e do Prevfogo/Ibama.  

Segundo Carlos Eduardo Silva, fiscal ambiental da Semar, além da preparação dos brigadistas para contratação por parte dos municípios, o curso também vai disponibilizar mão de obra qualificada para atuação em ações de combate aos incêndios florestais em áreas particulares.

“Esses novos brigadistas também saem preparados para atuarem, em áreas produtoras de grãos, que sofrem com os riscos de prejuízos financeiros e ambientais nas suas áreas produtivas e de vegetação nativa remanescente”, salienta Eduardo.

Autoria: Moura Alves
Tags: