10 Junho, 2019 14:50

Semar capacita profissionais para atuarem no combate a incêndios durante o b-r-o-bró

O treinamento visa reduzir a incidência de focos de calor e incêndios florestais. Ele será feito durante todo o mês de junho.

Profissionais passarão por avaliação prática e teórica

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) inicia a capacitação de brigadistas para atuarem no b-r-o-bró, período mais quente do ano. O treinamento tem como objetivo contribuir com a redução da incidência de focos de calor e incêndios florestais. A ação é um acordo de cooperação técnica entre Semar e municípios piauienses e já passou por Baixa Grande do Ribeiro. Nos próximos dias deve chegar às cidades de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí.

A preparação consiste na seleção e treinamento desses profissionais para atuarem em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, além da execução de campanhas de fiscalização ambiental. A ação visa reduzir a incidência de focos de calor e das ocorrências de incêndios florestais nos municípios do interior do Piauí, em especial aos da região do cerrado.

Durante o curso que tem duração de 40h, os brigadistas passarão por avaliação prática e teórica sobre as várias disciplinas relacionadas à prevenção e ao combate aos incêndios florestais. Segundo Carlos Eduardo Silva, Fiscal Ambiental da Semar, o treinamento insere a prática no uso de ferramentas agrícolas empregadas no combate aos incêndios florestais, bem como disciplinas teóricas, capacitando esses profissionais de maneira adequada.

A seleção e o treinamento são realizados por instrutores especialistas da Semar e do Prevfogo/Ibama. "Além da preparação dos brigadistas para contratação pelos municípios piauienses, o curso de formação visa disponibilizar mão de obra qualificada para atuação em ações de combate aos incêndios florestais em áreas particulares, sobretudo, de empresas produtoras de grãos, que sofrem com os riscos de prejuízos financeiros e ambientais nas suas áreas produtivas e com vegetação nativa remanescente. Esse tipo de ação colabora para resultados positivos no que tange a redução do número de ocorrência de incêndios na região, bem como para prevenir ações criminosas contra a fauna e flora”, salienta Carlos Eduardo, fiscal ambiental.

Além das ações acima citadas, a Semar também colabora com orientações sobre queima controlada em vários municípios identificados como prioritários, divulgando junto às comunidades rurais informações sobre o correto uso do fogo como ferramenta agrícola. A partir de julho, também serão lançados boletins diários, divulgando informações referentes a incidência de focos de calor em municípios do Estado. 

Autoria: Moura Alves
Tags: