29 Julho, 2019 11:14

Semar trata com comunidades sobre usos da água dos açudes Bocaina e Ingazeiras

Durante o processo, são apontadas soluções e alternativas para atender cada uso da água desses reservatórios.

Ascom Semar
Reunião de alocação no município de Picos (Ascom Semar)

A Diretoria de Recursos Hídricos da Semar reuniu-se com usuários de recursos hídricos dos Açudes Bocaina e Ingazeiras para dar seguimento às ações de alocação de água do período vigente, planejar o atendimento de demandas e disponibilidades de uso para 2019/2020 e discutir sobre o programa de operação, manutenção e monitoramento de barragens.

As reuniões, que ocorreram dia 25 e 26 de julho, nas cidades de Picos e Paulistana, têm caráter participativo e conta com a presença de órgãos gestores das águas, operadores de reservatório e representantes da comunidade, para definir um planejamento especial. Durante o processo encontram-se soluções e alternativas para atender cada uso da água desses dois importantes reservatórios de água da região sul do Piauí.

A alocação de água é um processo de gestão utilizado para disciplinar os múltiplos usos da água em regiões de conflitos e em sistemas que apresentem alguma situação emergencial ou que sofram com estiagens intensas.

“A Semar, como gestora de recursos hídricos estaduais tem importante papel como interlocutora entre os usuários e entidades envolvidas, no fornecimento de dados e informações técnicas que são essenciais para melhor tomada de decisão”, explica a diretora de Recursos Hídricos da Semar, Layssa Maia.

 

Autoria: Maria Carvalho
Tags: