16 Julho, 2019 11:57

Semar divulga Plano de Manejo da Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca

O documento estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais.

Ascom Semar
Localização da Estação Ecológica Chapada de Serra Branca (Ascom Semar)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulga resumo público do Plano de Manejo da Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca. A publicação foi financiada pela Casa dos Ventos Energias Renováveis e executado pela Associação de Plantas do Nordeste (APNE).

A Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pelo Governo do Estado do Piauí, abrangendo os municípios de São Raimundo Nonato, São Braz do Piauí, Brejo do Piauí e Jurema. O objetivo básico de uma Unidade de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Estações Ecológicas são unidades com as maiores restrições em termos de uso e são predominantemente voltadas para a preservação da natureza. As restrições são indispensáveis para diminuir ao máximo as atividades conflitantes presentes na região, como a caça e extração de madeira ilegal e a presença de trilhas de motocicletas e incêndios. 

A estação encontra-se inserida na Reserva da Biosfera da Caatinga, sendo sua maior extensão na zona de transição. A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, destaca um dos motivos de maior importância da estação. “A Estação Ecológica Chapada da Serra Branca está inserida no Corredor Ecológico Serra da Capivara/Serra das Confusões, que conecta as duas áreas, assegurando a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da área, permitindo a efetiva conservação da diversidade biológica das unidades de conservação componentes do mosaico”, explica a gestora.

Atualmente, o Piauí, segundo dados do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), apresenta 16 Unidades de Conservação: 3 Áreas de Proteção Ambientação (APA); 1 Estação Ecológica (Esec); 1 Floresta Nacional (Flona); 4 Parques Nacionais; 1 Reserva Extrativista (Resex) e 6 Reservas Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Autoria: Maria Carvalho
Tags: