29 Julho, 2019 12:49

Semar equipa Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí

Nova estrutura fortalecerá gestão dos recursos hídricos na região.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar), por meio da Diretoria de Recursos Hídricos, entregou, na sexta-feira (26), em Picos, equipamentos ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí.

Os rios Canindé e Piauí formam a maior bacia hidrográfica do estado que abrange, total ou parcialmente, 89 municípios que estão em quase toda a sua totalidade, em áreas semiáridas. Os novos equipamentos devem ampliar o trabalho à gestão descentralizada e participativa da água na região.

A diretora de Recursos Hídricos da Semar, Layssa Maia, destaca que a composição diversificada e democrática dos comitês contribui para que os setores da sociedade tenham poder de decisão sobre a gestão dos recursos hídricos. “Todas as decisões a respeito do uso dos recursos hídricos da bacia devem passar pelo comitê. É fundamental o debate democrático quando se trata de gestão, ainda mais de um bem como a água. Nos comitês temos um espaço de discussão aberto às comunidades”, ressalta Maia.

Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, fortalecer as políticas públicas, bem como os equipamentos voltados à preservação dos recursos hídricos do estado, estão entre as prioridades da secretaria. “É fundamental o fortalecimento dessas estruturas no estado, sua composição diversificada contribui para que todos os setores da sociedade com interesse nos recursos hídricos daquela região tenham representação e poder de decisão na gestão desses recursos”, explica a gestora.

Autoria: Moura Alves
Tags: