19 Setembro, 2019 14:39

Semar intensifica atuação na região da bacia do Rio Guaribas

Secretaria está preocupada com redução do lençol subterrâneo.

Equipe em campo na cidade de Pio XI

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) estão trabalhando no cadastro de poços na região Sudeste do Piauí. A preocupação é com a redução do nível da água subterrânea na bacia do Rio Guaribas, cujo manancial precisa ser monitorado e disciplinado para evitar que o acesso o acesso à água seja comprometido, principalmente para as famílias que moram no sertão. A intensificação das ações da Semar é justificada por estudos que comprovaram a redução do nível do lençol freático na região.

Atenta à situação, a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, alerta que a redução do lençol freático é uma preocupação a mais nos municípios castigados pela estiagem prolongada. "Além da falta de recarga dos lençóis subterrâneos, devido à estiagem, o problema é associado à abertura descontrolada de poços tubulares. Por isso nossa equipe está intensificando as ações, pois precisamos acompanhar o nível dessas reservas. Nossa intenção é a garantia do acesso aos recursos hídricos para todos. Não podemos deixar faltar água ao sertanejo", destaca a secretária.

O ponto positivo, conforme o consultor ambiental da diretoria de Recursos Hídricos, Niwalber Negreiros, é que a população está auxiliando a equipe da Semar que - em parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - trabalha na identificação de poços não cadastrados.

Essa ação faz parte do projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social financiado pelo Banco Mundial. Estão previstas mais três ações de 21 dias na mesma região.

Oeiras
As inspeções e cadastramento de poços também estão acontecendo na região de Oeiras. Outra equipe da Semar foi enviada ao município, onde o trabalho está sendo desenvolvido através de um Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Segundo a Consultora em Qualidade de Águas da Semar, Ana Clara Carvalho, em Oeiras 38 poços foram vistoriados na zona urbana, sendo 100% do total. Na zona rural, são mais 217. O trabalho deve ser finalizado no dia 21.

Autoria: Maria Carcará
Tags: