19 Setembro, 2019 11:24

Secretaria do Planejamento monitora andamento das obras da nova maternidade

Essa é uma nova estratégia para o andamento mais rápido da obra, além de prevenir e evitar problemas.

Cristiana Nunes
Gestores monitoramento obras da nova maternidade (Cristiana Nunes)

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto; o superintendente de Projetos da Seplan, Nuno Bernardes; e o diretor de Preparação para Execução de Projetos da secretaria, Gilberto Gomes, realizaram, nesta quinta-feira (19), visita de monitoramento às obras de construção da Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina, localizada na Avenida Presidente Kennedy. Também participaram da visita uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o gerente de Controle de Obras da Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE), José Carlos. A primeira etapa da obra está orçada em aproximadamente R$ 84 milhões.

Antonio Neto ressalta a importância da realização das visitas de monitoramento para dar celeridade às obras. “É uma nova estratégia que dará um andamento mais rápido à obra, além de prevenir e evitar problemas que frequentemente ocorrem em construções de grande porte, como a execução do cronograma e as questões relacionadas ao próprio projeto executivo”, disse o secretário do Planejamento.

Nuno Bernardes explicou que o órgão conta agora com a Superintendência de Projetos, que possui equipe de trabalho com técnicos e engenheiros. A equipe vai às obras, faz avaliação para saber quais são os pontos críticos e os que podem ser resolvidos com rapidez.

A nova maternidade vai atender em uma estrutura hospitalar mais moderna, com o dobro da capacidade na assistência intensiva. Somente em UTI adulta, serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê. Serão, ao todo, 115 leitos para tratamento intensivo.

Autoria: Ascom Seplan
Tags: